Elemento tradicional da agenda anual da Abrapp, a série de Encontros Regionais já tem os estados e as datas definidas. Formada por seis eventos nas regionais Nordeste, Sul, Centro-Norte, Sudoeste, Sudeste e Leste, a série será aberta no dia 5 de abril e vai até o dia 3 de maio de 2018 (clique aqui para mais informações). Os Encontros Regionais são aguardados todos os anos com muita expectativa, pois representam uma oportunidade para expor e debater as questões que figuram com destaque na agenda atual do sistema.
Por isso mesmo, a série de eventos regionais aparece com forte destaque na programação anual desenhada pela associação. A programação preliminar dos encontros deste ano, ainda em fase de aprovação pela Diretoria, traz os seguintes tópicos: Planejamento Estratégico - Avanços e Desafios; Novidades que agregam valor à Previdência Complementar Fechada (CNPJ por Plano, Plano Setorial e PrevSonho); Gestão de Investimentos: Desafios e Oportunidades; e a Visão do Governo sobre o Presente e Futuro da Previdência Complementar Fechada.
Os encontros constituem uma oportunidade especial da Abrapp se fazer presente em cada uma de suas regionais para ouvir as demandas das associadas. Oferecem também a possibilidade de uma ampla prestação de contas e de se construir o futuro de maneira compartilhada.
Fortalecimento da regionalização
De acordo ao planejamento estratégico do triênio 2017-2019, uma das diretrizes para o período é o fortalecimento da atuação regional da associação. Por isso, a atual gestão da Abrapp tem ampliado o diálogo com as associações estaduais e regionais com o objetivo de alcançar maior coordenação entre os calendários locais e a agenda nacional da entidade.
“Estamos promovendo um esforço para fortalecer a regionalização da própria Abrapp, através de uma atuação mais sincronizada com as associações regionais”, disse Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp.
Um exemplo é o diálogo aberto com as associações da região sul, a Previpar, a Tchê Previdência e a ASCPrev, com o objetivo de alcançar melhor coordenação entre os eventos da Abrapp e as atividades locais. O mesmo acontece com interlocutores das associações de EFPCs das demais regiões do país.
O esforço é percebido também no processo de reestruturação do desenho das comissões técnicas, também com a valorização da atuação regional. Outro exemplo de ação alinhada com a regionalização, é o fortalecimento da abrangência da UniAbrapp, que tem oferecido maior quantidade de trilhas, treinamentos e agora com duas novas turmas de MBAs, uma no Rio de Janeiro, e outra em Belo Horizonte (clique aqui para mais informações) - além da primeira turma já em andamento em São Paulo.
Vale lembrar que o principal evento do ano para a Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp já tem data e local definidos. É o 39 Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, que ocorrerá de 10 a 12 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina.
Fonte: Acontece Abrapp, em 16.02.2018.