A série de Encontros Regionais da Abrapp teve início nesta quinta, 5, em um evento na cidade do Recife, com a participação de cerca de 100 dirigentes e profissionais das associadas do Nordeste. O encontro contou com a participação dos Diretores Presidentes da Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp, além de representantes da Previc, Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar, especialistas e patrocinadores. Os Encontros Regionais contam com o patrocínio plus da Bradesco Asset Management e Mongeral Aegon; patrocínio basic do Itaú e Santander Asset Management; e co-patrocínio da BlackRock.
O Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, falou sobre os avanços e conquistas alcançados no ano passado, mesmo em um cenário de crise política e econômica que o país atravessou. Disse que reconhece a janela de oportunidades aberta com as discussões em torno à Reforma da Previdência e o aumento da demanda por planos de Previdência Complementar. Essa oportunidade tem sido bem aproveitada pelas entidades que oferecem planos para familiares de participantes.
“Se cada entidade puder oferecer um plano para os familiares de seus participantes, para os filhos, netos e sobrinhos, certamente poderemos dobrar ou triplicar o número de participantes”, disse. Diante de representantes do governo, o Diretor Presidente aproveitou para defender as propostas de aprovação do Plano Setorial com adesão de familiares até 3º grau e o CNPJ por Plano como medidas importantes para estimular o fomento do sistema.
Ouvir as demandas - O Diretor Presidente do Sindapp, Jarbas Antonio de Biagi, iniciou sua apresentação ressaltando a importância do evento para que as associadas expressassem suas demandas e dificuldades. “No momento que vocês irão se manifestar, é o momento mais importante deste encontro. Quando vocês colocam os problemas, e a Previc pode ouvir, a SRPC e nós também. Todos os problemas são importantes, pois o conhecimento surge de dificuldades que as pessoas enfrentam”, disse Jarbas.
Entre outros temas, o dirigente do Sindapp ressaltou a importância da adesão ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos. “A adesão ao Código e a obtenção do Selo de Autorregulação são instrumentos muito importantes que mostram a maturidade e a força de nosso sistema”, comentou.
O Diretor Presidente da UniAbrapp e Diretor Vice Presidente da Abrapp, Luiz Paulo Brasizza, também ressaltou a importância do evento para a interação com as associadas. “Gostaria de elogiar o grande comparecimento das associadas da região Nordeste para este momento de prestação de contas e de ouvir as demandas”, disse. Ele apresentou o projeto e as ações da UniAbrapp no sentido de reforçar a regionalização dos treinamentos.
“Estamos trabalhando para a regionalização dos treinamentos para todas as regiões e não poderia ser diferente com o Nordeste. Fizemos três trilhas na região, duas em Recife e uma em Salvador no primeiro trimestre deste ano”, disse Brasizza. E ainda anunciou o projeto de formação da primeira turma de MBA da UniAbrapp na região nordeste em 2019.
O Presidente do ICSS, Vítor Paulo Gonçalves, retomou a evolução e o aperfeiçoamento do processo de certificação do instituto. Expôs ainda a importância da segregação de funções entre as instituições de treinamento e as certificadoras, e ressaltou a importância de parcerias entre o ICSS e a UniAbrapp, Ideas, Fipecafi e outras organizações que oferecem cursos voltados para profissionais da Previdência Complementar. “Procuramos diferenciar a entidade de treinamento daquela que é certificadora. Nós entendemos que as funções devem ser separadas”, disse Vítor Paulo.
Atuação em conjunto - O Procurador Federal da Previc, Virgílio Antônio de Oliveira Filho, defendeu o diálogo e a atuação conjunta da autarquia com as entidades representativas do sistema. “Não podemos esquecer que temos de atuar em conjunto, nunca nos degladiando ou batendo de frente. É uma postura de parceria que reconheço na Abrapp e no Sindapp. Também devemos compreender que discordar é normal, todos nós crescemos com o debate”, disse. Em seguida expôs as principais linhas de atuação da Previc em relação à Supervisão Prudencial, Visão Prospectiva de Riscos e Aperfeiçoamentos da Fiscalização.
Nílton Antônio dos Santos, representando a Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar, apresentou os principais segmentos que estão propiciando o crescimento do sistema, em especial, os fundos dos servidores públicos e os planos voltados para familiares de participantes. Ele elogiou as iniciativas de entidades como a Fundação Copel, Previsc e as OABPrevs de oferecerem planos para os parentes de participantes, como uma das principais portas para o fomento do sistema na atualidade.
Clique aqui para ver as datas e programação dos próximos Encontros Regionais.
Fonte: Acontece Abrapp, em 06.04.2018.