
Com público de mais de 300 participantes, a Previ realizou seu 18° Encontro de Governança Corporativa nesta quarta (20) no Rio de Janeiro com o tema da “Comunicação como ferramenta estratégica”. Um dos pontos altos do evento foi o painel que abordou os Programas de Integridade das companhias e organizações. O Presidente da Previ, Gueitiro Matsuo Genso (foto) expôs a experiência na implantação e desenvolvimento de seu programa de integridade, que tem sido fundamental para manter o alto nível de governança na entidade.
“O desafio das empresas é como comunicar para o mercado que os seus programas de integridade funcionam na prática, disse o dirigente, que ocupa também o posto de Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp. Ele criticou ainda o ponto de vista de considerar os gastos com compliance como custos, e não como investimentos. “Não vemos o compliance como um custo, isso é uma visão atrasada. Acreditamos que os gastos em sistema de controles são investimentos”.
O Presidente da Previ defendeu ainda uma visão mais além da governança tradicional, simplesmente com a incorporação de mecanismos formais de compliance. Isso representou um avanço nas empresas no Brasil, mas os problemas recentes do mercado mostraram que não são suficientes. “Isso nos leva a concluir que somente o compliance não é capaz de garantir a ética que sempre esperamos de uma empresa”, comentou na abertura do evento.
Fabiana Leschziner (foto), Vice-Presidente Executiva da Embraer, defendeu a implantação de uma cultura própria de governança nas empresas globais, independente das regras de cada país. “Nosso principal desafio de compliance é lidar com a integridade no mercado global. O que pode em um país, não pode em outro. Por isso temos de implantar uma cultura de governança própria”, disse Fabiana.
38° Congresso - O Programa de Integridade da Previ será abordado no 38° Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada (CBPCF) em pelo menos dois momentos. Um deles será na Plenária “Governança como Eixo Central da Credibilidade”, no dia 5 de outubro, com a participação do próprio Gueitiro Genso, ao lado de Fábio Henrique de Sousa Coelho, Superintendente Substituto da Previc, e outros palestrantes.
Em outro momento, no mesmo dia 5 de outubro, Rafael Castro, Gerente Executivo de Conformidade e Controles Internos da Previ, participa da apresentação do case do programa de integridade. Na apresentação técnica será lançada uma publicação para orientar as entidades fechadas no desenvolvimento deste tipo de programa que tem a proposta de ir além do compliance e da governança.
O 38° CBPCF ocorre entre 4 e 6 de outubro, em São Paulo. Confira aqui todas as informações sobre programação, inscrições e demais notícias.
Fonte: Abrapp Acontece, em 21.09.2017.