Por Jorge Wahl
Proposta em 2014, quando foi definida como um dos principais propósitos da gestão que então se iniciava há apenas alguns meses, a UNIABRAPP - Universidade Corporativa da Previdência Complementar demorou menos de 10 meses para estar viabilizada e entrar em funcionamento. Agora, com pouco mais de 1 ano operando, já tem números superlativos para mostrar e, mais que isso, está a poucos dias da concretização de outro importante objetivo: a inauguração este mês do Centro Educacional que irá abrigar os seus cursos presenciais.
Localizado no mesmo andar da Abrapp no World Trade Center de São Paulo, próximo de hotéis, estações de metrô e trem, shoppings, farmácias, bancos e restaurantes, o Centro Educacional UniAbrapp tem capacidade para abrigar treinamentos e eventos para até 250 pessoas em 5 salas que oferecem recursos tecnológicos de ponta, sendo uma equipada para vídeo conferências e webinars. São ao todo 456 metros quadrados do que há de mais moderno e as obras, iniciadas há pouco mais de 4 meses, já estarão sendo concluídas nos próximos dias.
Com as novas instalações concluídas, a UniAbrapp terá condições de avançar ainda mais rápido para além dos resultados alcançados em apenas 1 ano e meio de operação e em si mesmos já bastante expressivos. São números que chamam a atenção: 170 treinamentos com quase 3.700 participantes; perto de 100 profissionais habilitados para a Certificação por Capacitação do ICSS, pelo Programa “Exercício da Função de Conselheiro”; MBA em Gestão de Previdência Complementar, em parceria com a FIA/USP; e 2 edições do seminário internacional “Estrutura da Previdência na Europa”. Há também uma nova Plataforma de Ensino a Distância, com 4 cursos e mais 8 com lançamento até jun/17.
Nova Plataforma - Parte da nova Plataforma de Educação a Distância (EaD) da UniAbrapp já está no ar. Nela a Universidade tornará disponível no formato digital o nível inicial de todas as 8 Trilhas do Conhecimento de sua grade de treinamento, sendo que o primeiro curso já foi disponibilizado há 2 semanas e o próximo o será daqui a alguns dias.
Na plataforma antiga 4 cursos já estavam disponíveis. Agora, serão ofertados na tela mais 8, trazendo assim para a EaD todos os cursos de nível básico das trilhas presentes na grade de ensino da UniAbrapp. O curso inicial de seguridade já está disponível, mas um segundo, o de governança, também estará ainda em 2016. O Jurídico será lançado no início de 2017 e todos os demais ao longo do ano que vem.
Todas essas são iniciativas da maior importância por oferecer didática de qualidade acrescida de recursos como, entre vários outros, vídeos e apostilas disponíveis na tela e tudo isso somado à flexibilidade de horários e economia de tempo e orçamento próprios da EaD.
Sem barreiras - A facilidade no acesso elimina também barreiras geográficas, fazendo com que as oportunidades sejam iguais para entidades de todos os portes e instaladas em qualquer ponto do País.
E para o aluno os benefícios são também muito claros, uma vez que os profissionais podem dar andamento ao curso na hora em que desejam e com a duração preferida. E o nível 1 das trilhas adapta-se melhor ao EaD também porque essa fase inicial é mais conceitual e, sentado em frente ao computador ou na palma da mão, o aluno terá melhores condições e tempo para fixar conceitos e refletir sobre eles. Com esse avanço tecnológico a UniAbrapp segue a tendência dos treinamentos que é o formato híbrido, onde a parte reservada às conceituações é transmitida de forma didática e atrativa a distância e os momentos presenciais são dedicados a troca de experiências e à vivência educacional, dessa forma otimizando custos e alavancando resultados.
Mais informações - O endereço para mais informações e acesso às inscrições é: http://www.uniabrapp.org.br/online.htm. Ali o profissional em busca de saber mais encontrará ferramenta que seguramente o ajudará em um mundo que demanda pessoas cada vez mais prontas a responder ao desafio de moldar suas habilidades para atender às demandas do mercado de trabalho. São muitos os caminhos oferecidos e que valem créditos para fins de recertificação, no Programa de Educação Continuada (PEC) do ICSS.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 09.12.2016.