Por Jorge Wahl
Encerrada ontem a votação iniciada na véspera, a Comissão Eleitoral declarou eleita na Abrapp a chapa “Reinventar para Crescer”, que tem como Presidente Luis Ricardo Marcondes Martins (OABPREV-SP) e Vice-Presidente Luiz Paulo Brasizza (VWPP). No Sindapp, a eleita foi a chapa (única) “Avançar com Ética”, que tem à frente Jarbas Antonio de Biagi (BANESPREV) e, na Vice-presidência, Carlos Alberto Pereira (SIAS).
Chegou assim ao fim um processo eleitoral que só somou, como ontem no início da noite lembrava, em circular às associadas, o Presidente José Ribeiro Pena Neto. Notou ele que “foi uma campanha de alto nível, em que importantes temas para a previdência complementar foram abordados, com propostas que permitirão ao sistema enfrentar o difícil momento que atravessa”.
Luís Ricardo, Presidente eleito da Abrapp, tão logo conhecidos os resultados sublinhou que “não se trata agora de comemorar uma vitória”. E salientou a ideia da união de todos, no intuito de somar esforços que permitam ao sistema superar os desafios e retomar o seu crescimento.
O sistema, prosseguiu Luis Ricardo, tem diante de si uma tarefa de grande porte, que só poderá ser realizada com a soma do trabalho de todos.
“Finalizado o processo eleitoral, com o qual todos ganham porque ideias e propostas são apresentadas e nomes surgem para ajudar, o compromisso é o de todos juntos somarmos esforços em prol do sistema”, disse por sua vez o Presidente eleito do Sindapp, Jarbas de Biagi, batendo na tecla da “coesão em busca dos objetivos comuns”.
Jarbas cumprimentou os diretores e conselheiros eleitos da Abrapp, observando que a sua eleição reforça e facilita o objetivo de o Sindicato e a Associação continuarem trabalhando juntos e de forma integrada, cada um em seu papel institucional mas ambos perseguindo metas comuns.
Objetivo maior - Conhecidos os resultados no começo da noite, a chapa vitoriosa divulgou nota assinada pelo Presidente eleito, Luís Ricardo Marcondes Martins: “É com grande alegria que recebo a informação de que a chapa “Reinventar para Crescer” foi a vencedora da eleição dos membros da Diretoria Integrada do Sistema e das entidades que comporão os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Abrapp no triênio 2017/2019.
Não se trata de comemorar uma vitória. Tenho convicção de que não há vencedores nem vencidos nesse processo. Muito acima da saudável disputa que acabamos de ter está o objetivo maior, que é o bem do nosso sistema – meta que só será alcançada com a união de todos os que atuam em favor da previdência complementar fechada.
Devemos destacar que, com o resultado da eleição, nosso sistema deixou claro mais uma vez que está consciente da necessidade de se reinventar, embora tenha sempre demonstrado ao longo dos anos sua força e solidez.
Vivemos em um novo cenário, que nos apresenta desafios cada vez maiores. Por isso, é necessário, mais do que nunca, buscar alternativas para o fomento da previdência complementar fechada, uma necessidade não só para participantes do sistema mas principalmente para toda a sociedade brasileira.
Como se vê, é uma tarefa de grande porte, que só poderá ter sucesso com o trabalho conjunto de todos nós. Trata-se de uma responsabilidade e tanto para nós, que estaremos à frente da Abrapp, mas contamos com todos vocês para alcançar nossos objetivos, que são também os objetivos de todo o sistema.
Desde já, estamos de mão estendida para todos. O diálogo será a base do nosso trabalho, que será voltado sempre para o fortalecimento da previdência complementar fechada. Nosso sistema é cada vez mais importante para o Brasil. Vamos trabalhar nessa direção! Conto com todos vocês!”
Mensagem às associadas - Circular seguiu no início da noite para as associadas, assinada pelo Presidente José Ribeiro Pena Neto, chamando a atenção para os seguintes pontos: “Concluído o democrático processo eleitoral da Abrapp, gostaria de cumprimentar todos os colegas dirigentes e as entidades que ofereceram seus nomes para a nobre missão de conduzir os destinos de nossa Associação. Foi uma campanha de alto nível em que importantes temas para a previdência complementar foram abordados, com propostas que permitirão ao sistema enfrentar o difícil momento que atravessa.
Desejo amplo sucesso à chapa “Reinventar para Crescer”, comandada por Luís Ricardo Marcondes Martins, que assumirá a Diretoria. A competência de seus integrantes nos conduzirá com segurança no próximo triênio. As entidades eleitas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal são associadas de reconhecido valor que certamente muito contribuirão na orientação dos destinos da Abrapp.
Conclamo todas as associadas a se manterem mais do que nunca unidas. O sistema tem grandes desafios que precisamos superar. Não pela nossa sobrevivência, mas para o bem dos trabalhadores que protegemos e suas famílias e para sermos efetivamente parte da solução que o Brasil tanto busca para voltar a crescer. Muito construímos ao longo dos 38 anos de vida da Associação. Muito mais teremos de construir para alcançarmos nosso nobre objetivo.
A atual gestão conclui seu mandato certa de que contribuiu para a consolidação do sistema e na busca de sua reafirmação. Isso só foi possível pela dedicação e capacidade dos diretores e da excelente equipe técnica da Abrapp, sempre apoiados e orientados pelos membros do conselho deliberativo. E também por ter encontrado sólida estrutura construída pelas gestões que a antecederam. Agradeço de coração a todos.
Mais uma vez parabéns aos eleitos e muito sucesso para a previdência complementar fechada brasileira.
Nesta oportunidade, apresento aos amigos e famílias meus sinceros votos de paz neste Natal e realizações em 2017”.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 15.12.2016.