A Diretoria do ICSS aprovou novos convênios e regras de aperfeiçoamento para o Programa de Educação Continuada em reunião realizada no último dia 9 de setembro. O Presidente Henrique Jager e os Diretores Cléber Nicolav e Liane Câmara Chacon aprovaram novos convênios para pontuação em eventos de outras organizações, além de alterações no regulamento do programa.
Os novos convênios aprovados foram firmados com o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e com o FACPCS – Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade. Com o IBA, foram aprovados os seguintes eventos: 14º Congresso Brasileiro de Atuária, Simulação Estocástica Aplicada à Previdência e IA na Prática para Atuários: Como Aplicar o Chat GPT para Aumentar a Produtividade. Com a FACPCS foi aprovado o evento XXII Seminário Internacional de Normas de Contabilidade e Sustentabilidade.
Alterações no regulamento do PEC – A Diretoria do ICSS também aprovou mudanças para a atualização do regulamento do programa, com a inclusão da possibilidade de se alcançar a certificação vencida, em até 60 dias, com um pedágio de 50% sobre os pontos faltantes. O limite da pontuação faltante foi definido em até 24 pontos.
Outra novidade aprovada na reunião prevê a pontuação em eventos realizados por organizações internacionais sem a necessidade de convênio prévio desde que se enquadrem nas características de eventos similares descritos na matriz de eventos e pontuação do PEC.
Também foram aprovadas outras alterações no regulamento com o objetivo de tornar mais claras as regras do PEC, em artigos que já tinham sido discutidos e aprovados em reuniões anteriores.
Fonte: Abrapp em Foco, em 20.09.2025