Por Alexandre Sammogini

O Diretor-Presidente, Devanir Silva, e representantes da direção da Abrapp participaram de duas importantes audiências com parlamentares do Congresso Nacional para apresentar a proposta de Projeto de Lei de Micro Pensões nesta terça-feira (07/10) em Brasília. Estiveram presentes nas reuniões o Diretor Vice-Presidente e responsável pelas Relações Institucionais, Murilo Xavier Flores, o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, Luís Ricardo Martins, o Coordenador do Grupo de Trabalho de Micro Pensões, Sylvio Eugênio, além da Assessora Parlamentar, Tarciana Xavier.
A primeira audiência foi realizada com o Deputado Federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) que se mostrou bastante favorável ao projeto. “O deputado se mostrou muito sensível ao projeto, assim que já tinha expressado durante o Seminário de Fiagros que ele participou na sede da Abrapp na semana passada”, disse Devanir Silva – leia mais.

Os representantes da Abrapp fizeram o convite para o deputado integrar a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Previdência Complementar Fechada, que foi imediatamente aceito. Eles também o convidaram para participar do 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), que será realizado em São Paulo de 22 a 24 de outubro.
Na parte da tarde, os representantes da Abrapp realizaram reunião com os Deputados Joaquim Passarinho (PL-PA) e Augusto Coutinho (Republicanos-PE), Presidente e Relator, respectivamente, da Comissão Especial sobre Regulamentação dos Trabalhadores por APP (PLP 152/2025).
“A proposta foi muito bem recebida. Os deputados entenderam que se trata de uma proposta para o país. Explicamos que nossas entidades não tem finalidade lucrativa e nem empresarial. Nosso objetivo é pagar benefícios. Saímos com o sentimento que a proposta irá avançar”, comentou Devanir Silva.
Os deputados tiraram suas dúvidas e Joaquim Passarinho pediu que a Abrapp enviasse uma proposta de Projeto de Lei. Como o Grupo de Trabalho da Associação já vinha trabalhando na elaboração de uma proposta, o envio será feito nesta quarta-feira (08/10).
“Foi uma reunião muito produtiva e acreditamos que eles entenderam que somos parte da solução para oferecer uma cobertura não apenas para a Previdência dos trabalhadores de aplicativos, mas também para o seguro de vida e de danos. Foi um passo importante”, disse o Diretor-Presidente da Abrapp.
Fonte: Abrapp em Foco, em 08.10.2025.