Por Bruna Chieco

O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, se reuniu nesta terça-feira, 2 de dezembro, em Brasília, com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, em mais um trabalho conjunto com a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).
Com a presença do presidente da Frente, deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), e da Assessora Parlamentar da Abrapp, Tarciana Xavier, a reunião tratou do projeto de micro pensões para inclusão de trabalhadores de plataformas digitais na previdência complementar. “Nós temos propostas e objetivas para ter uma previdência que inclua esse volume considerável de trabalhadores”, disse Devanir ao Blog Abrapp em Foco. “Temos tecnologia, produto previdenciário e governança”, complementou.

Na ocasião, Devanir destacou números do sistema, que paga mensalmente cerca de R$ 10 bilhões em benefícios, atuando como uma alternativa que complementa a previdência social. “A nossa proposta não tem interesse empresarial ou financeiro. Nosso interesse é oferecer para o país um projeto do Estado brasileiro para tornar esses profissionais, os quais eu chamo de exército de invisíveis, e amanhã, exército de excluídos, protegidos”, reforçou.
O ministro foi receptivo à proposta, segundo relato do Diretor-Presidente da Abrapp, e na próxima semana o relator da Comissão Especial dos Trabalhadores de Aplicativos, que visa a regulamentação do trabalho, deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE), deve apresentar relatório sobre a vinculação desses profissionais à previdência social, com possibilidade de incluir a previdência privada também como alternativa.
O encontro intensificou os esforços para criação de políticas públicas que visem fomentar a previdência complementar.
Fonte: Abrapp em Foco, em 02.12.2025.