Por Alexandre Sammogini
O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, participou do evento “Diálogos Estratégicos de Negócios da Longevidade”, que aconteceu dentro da programação da 7ª edição do Fórum São Paulo da Longevidade, nesta terça-feira (28/10), em São Paulo.
O evento aconteceu no formato B2B, reunindo líderes empresariais, investidores e formuladores de políticas públicas para debater os desafios e oportunidades da longevidade, contando com a curadoria do consultor e escritor Ricardo Neves.
Devanir Silva participou do painel “Finanças para uma vida centenária: previdência, seguros e gestão de ativos”, no qual buscou transmitir a ideia de que a longevidade segura está diretamente ligada a sistemas previdenciários robustos. Ele comentou que o Brasil ainda conta com muitas pessoas excluídas da previdência, citando os motoristas de aplicativos, entregadores de plataforma e microempreendedores individuais.
“Essas pessoas necessitam de proteção. A Previdência tem de ser cada vez mais inclusiva. Talvez ela seja uma das coisas mais engenhosas que a humanidade já criou, precisando ser valorizada e ter um tamanho adequado. Nesse contexto, ressaltei o papel da previdência complementar fechada, que não tem finalidade lucrativa e existe para pagar benefícios”, disse o Diretor-Presidente da Abrapp.
Durante o painel, ele também apresentou números do setor, com destaque para os R$ 10 bilhões pagos mensalmente para cerca de um milhão de pessoas. Também ressaltou que o segmento alcança um total de 8 milhões de pessoas, considerando participantes, assistidos, pensionistas e dependentes. “Foi um debate em que procuramos mostrar que temos produto, governança e capacidade para fazer parte da solução”.
Desafios da longevidade – Ricardo Neves comentou que o evento buscou trazer consciência sobre os desafios enfrentados com as mudanças demográficas. “A expectativa de vida se alonga cada vez mais e temos uma queda da taxa de fertilidade. Portanto, o contrato social da aposentadoria se torna impossível de se manter nos moldes atuais. Foi isso que procuramos abordar em uma discussão que teve o protagonismo de Devanir Silva, cuja experiência e autoridade sobre o tema são amplamente reconhecidas”, afirmou.
Neves destacou ainda que o debate registrou uma audiência expressiva, dentro das expectativas para um tema de tamanha complexidade, reunindo um público qualificado e engajado. “Foi uma experiência extremamente importante para todos nós”. Ele também participou como palestrante, na semana passada, do 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP) – leia mais.
O painel também contou com a presença de outros dirigentes e profissionais que compartilharam conhecimentos e debateram questões importantes relacionadas ao tema. Marcelo Farinha, Diretor-Presidente da Petros, mencionou que a entidade já conta com mais de 4 mil beneficiários acima de 90 anos e mais de 120 acima de 100 anos. Ou seja, na Petros, a vida centenária já é uma realidade.
Natalia Moreira de Paula, Diretora do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), reforçou com dados a situação atual e contribuiu para o aprofundamento do debate.
Joaquim Levy, ex-Ministro da Fazenda e Diretor de Estratégia Econômica do Banco Safra, ressaltou a importância da inovação na resolução de problemas complexos. Ele citou o papel da inteligência artificial (IA), que poderá ajudar a solucionar desafios históricos, mencionando avanços esperados na área da energia, com a integração da fusão nuclear e da IA. Por fim, Carlos Garcia, Sócio-Fundador da Itajubá Investimentos, encerrou o painel.
Fonte: Abrapp em Foco, em 29.10.2025.