O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, participou do programa Papo.com e abordou como garantir renda na aposentadoria sem depender exclusivamente do INSS. Na ocasião, ele desmistificou o sistema previdenciário brasileiro e mostrou caminhos práticos para diferentes perfis de trabalhadores, inclusive os milhões de MEIs existentes no país.
Com o mote “Previdência é coisa de jovem”, Devanir alertou que adiar a decisão de poupar pode comprometer a qualidade de vida futura, e começar cedo faz toda diferença. Durante o programa, ele detalhou as diferenças fundamentais entre previdência aberta e fechada: a primeira, oferecida por bancos e seguradoras, paga cerca de R$ 5 bilhões por ano, enquanto a fechada distribui R$ 10 bilhões por mês em benefícios. “Uma está vocacionada para pagar benefício, a outra para investimento. São coisas diferentes, custos diferentes, rentabilidades diferentes”, explicou.
Um dos destaques da conversa foi o esclarecimento sobre como trabalhadores autônomos, MEIs, motoristas de aplicativo e PJs podem acessar a previdência complementar fechada através dos planos instituídos. “Hoje um autônomo pode, através de uma dessas 240 entidades associadas da Abrapp, participar de um plano instituído sem precisar estar vinculado a nenhuma empresa”, revelou Devanir.
O executivo também anunciou o trabalho que vem sendo desenvolvido para incluir microempresários individuais, motoristas de aplicativo e entregadores de plataformas na previdência por meio das micro pensões. “Nós não podemos criar uma nação de excluídos. Essas pessoas estão fora da previdência”, enfatizou.
Além disso, o Diretor-Presidente da Abrapp abordou a necessidade de reforma estrutural da previdência social com a implementação de um modelo híbrido onde o sistema de repartição garantiria uma renda básica e um regime de capitalização obrigatório complementaria esse valor até cerca de oito salários mínimos. “A reforma paramétrica de 2019 foi profunda, mas tem prazo de validade. Precisamos de mudança estrutural”, afirmou.
Acesse a entrevista completa no canal Papo.com no YouTube.
Fonte: Abrapp em Foco, 02.12.2025