O Dia do Aposentado foi comemorado em grande estilo pelo sistema Abrapp, ICSS, Sindapp e UniAbrapp com a realização de evento nesta quarta, 24, em São Paulo. Com o auditório lotado da Amcham, com cerca de 200 pessoas, a atividade contou com homenagens a aposentados de 53 entidades, que receberam certificados de seus patronos ou patronesses. A atividade contou com patrocínio da Mongeral Aegon e apoio da rede de empresas credenciadas da Abrapp.
Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp, abriu o evento mostrando dados impressionantes do sistema de Previdência Fechada, que paga mais de R$ 50 bilhões em benefícios por ano a mais de 750 mil aposentados. “É uma justa homenagem a todos os senhores e senhoras que confiaram em nosso sistema e agora estão colhendo os frutos de uma aposentadoria com maior qualidade”, disse Luís Ricardo.
O Diretor Presidente ressaltou ainda a modernização e a profissionalização do sistema que ajudam a tornar a gestão dos planos de benefícios cada vez mais sólida e confiável. “É um sistema que paga pontualmente todos em benefícios e, por isso, tem a solidez comprovada pelos senhores”, comentou Luís Ricardo. Ele ainda defendeu medidas de fomento para o sistema com o objetivo de levar a Previdência Fechada para maior número de pessoas, como por exemplo, os planos setoriais e a adesão de parentes até terceiro grau.
Paulo Cesar dos Santos, Subsecretário do Regime de Previdência Complementar, representou o Secretário de Previdência, Marcelo Caetano, e ressaltou a importância dos aposentados na economia e no mercado consumidor. “Vocês são exemplos para o sistema, pois muitos decidiram participar a 30 ou 40 anos atrás, quando poucos conheciam a Previdência Complementar Fechada. Ninguém melhor que vocês para divulgar as vantagens do sistema para as gerações mais jovens”, comentou Paulo Cesar.
“Gostaria de enaltecer a importância dessa data que abre o calendário institucional de 2018. A demografia brasileira está mudando rapidamente e é importante discutirmos os impactos dessa mudança na sociedade”, disse Fábio Coelho, Diretor Superintendente Substituto da Previc, em sua apresentação no evento.
Longevidade
O Dia do Aposentado contou com duas palestras com o tema da longevidade. Henrique Noya, Diretor Executivo do Instituto de Longevidade da Mongeral Aegon trouxe dados de pesquisa realizada pela instituição. Segundo o palestrante, 82% dos entrevistados no Brasil não possuem uma estratégia definida para a aposentadoria. Outros 30% pretendem manter atividade remunerada após se aposentarem. “O Brasil tem a população acima de 60 anos que mais cresce no mundo. Nosso trabalho é o de propor ações para melhorar a qualidade de vida dessa população”, disse Noya.
A segunda palestra do dia foi realizada por Heloísa Capelas, coaching e escritora, que abordou o tema “Longevidade e Felicidade”. “Não tem graça viver muito se não formos felizes. Queremos viver muito e viver bem”, disse Heloísa. Ela contou sua história de vida e disse que com o aumento da expectativa de vida, hoje é possível construir várias carreiras ao longo da vida. “Trabalhei até os 38 anos de idade no banco, resolvi sair e construí nova carreira, que estou hoje e já penso em uma nova atividade no futuro”, contou a escritora, que tem 61 anos de idade.
Fonte: Acontece Abrapp, em 26.01.2018.