Por Bruna Chieco

Em entrevista concedida ao canal MyNews, o Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, abordou os riscos que o modelo atual da Previdência Social sofre, e como a Previdência Complementar surge para atuar como protagonista na formação de renda qualificada para o futuro da população brasileira.
Durante a entrevista, Devanir destacou que, com o envelhecimento da população, baixa taxa de natalidade, informalidade no trabalho e sucessivas reformas que não resolvem o problema estrutural, o futuro da previdência no Brasil está ameaçado.
“Precisamos ressignificar a previdência privada”, disse, reiterando que a Abrapp defende o modelo previdenciário sem finalidade lucrativa, ou seja, tudo que se capitaliza se reverte em renda para o participante.
O Diretor-Presidente da Abrapp reforçou que para expandir a previdência complementar, é preciso ressignificar também o processo de educação previdenciária desde do ensino médio. “O segundo ponto é que nós temos um código de defesa do consumidor no Brasil, mas não temos um código de defesa da poupança”, destacou, defendendo a criação deste código para proteger os poupadores previdenciários.
Diante da necessidade de se criar mais políticas públicas voltadas ao setor, Devanir lembrou do lançamento da Frente Parlamentar da Previdência Complementar, sendo este um ambiente suprapartidário que reúne deputados e senadores voltados ao fortalecimento da poupança previdenciária.
Na entrevista, também foi abordada a urgência de uma reforma estrutural da previdência, em que o regime da repartição segue mantido por uma parcela pequena da população, mas com o regime de capitalização também sendo obrigatório. “Qualquer que seja o governo que vai tomar posse em 2027, vai ter que pensar seriamente nisso”, alertou Devanir.
Clique aqui para acessar a entrevista na íntegra.
Fonte: Abrapp em Foco, em 12.09.2025.