Segundo especialistas, empresas devem se atentar a indenizações cotadas na moeda nacional; a valorização superior a 70% do dólar ante o real pode gerar prejuízo de um terço no valor do bem
Com a desvalorização do real, empresas com importância segurada medida em dólares devem ficar atentas a seus contratos de seguro, alertam especialistas. No atual cenário econômico do País, indenizações pagas em reais podem gerar prejuízos.
De acordo com João Marcelo dos Santos, sócio fundador da Santos Bevilaqua Advogados, o valor da indenização disposto no contrato é definido no momento de realização do apólice.
"São usadas diversas referências para se chegar ao valor da perda dessa importância segurada e, se for um bem importado, a variação cambial pode ter alguma influência nessa decisão. O valor da indenização, no entanto, é dado no momento da contratação, e ele não será atualizado só porque o dólar mudou de valor. A empresa não pode fazer uma apólice em real e esperar ser indenizada em dólar, é impossível", avalia.
Fonte: DCI, em 01.12.2015.