Por Jorge Wahl
As vantagens do treinamento no modelo in company são muitas e, a julgar pelos números acumulados desde o início deste ano, esses benefícios proporcionados pelo formato são cada vez melhor compreendidos pelas associadas. Em 7 meses são perto de 500 profissionais treinados, sendo que a avaliação feita por esses alunos chega a 4,5 numa escala até 5.
As vantagens do treinamento no modelo in company são conhecidas: uma programação especialmente focada nas demandas das entidades que contratam, possibilidade de várias entidades de uma mesma regional fatiarem os custos e com isso reduzirem as despesas, e evitar maiores deslocamentos, o que implica em menor gasto de tempo e recursos.
Um dos treinamentos mais demandados é o que busca melhor qualificar os integrantes dos conselhos, “Exercício da Função de Conselheiro”, haja visto que uma turma iniciou na semana passada, em Florianópolis, e uma nova começa na próxima em Fortaleza. Vale lembrar que uma outra já havia encerrado em junho último, em Belo Horizonte, além da que a associada Celpos contratou exclusivamente para os seus colaboradores.
Iniciativa coletiva - Frequentemente esses treinamentos in company são fruto de uma iniciativa coletiva, em que várias entidades com necessidades comuns rateiam os custos. O curso iniciado na semana passada (dias 25 e 26 de julho) e que se estenderá até outubro próximo, na capital catarinense, por exemplo, é o resultado de um acordo entre a Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar (ASCPrev) e a Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp), algo que já está em sua terceira edição e conta com a participação de 35 conselheiros. O primeiro módulo voltou-se para os temas "Governança Corporativa nas EFPCs" e "Gestão Baseada em Riscos, Controle Interno e Auditoria". Estão programados mais quatro, com cinco disciplinas. O treinamento tem o objetivo principal de habilitar os conselheiros a requererem a sua certificação junto ao ICSS e possui uma jornada de 72h.
Antes disso, entre março e junho, o mesmo treinamento atendeu 7 entidades da Regional Leste. O que vai acontecer na próxima semana na Regional Nordeste, entre os dias 2 e 4 de agosto, irá beneficiar os profissionais de 6 associadas.
Mas o formato in company atende a muito mais demandas além da habilitação de conselheiros. No primeiro semestre foram realizados 5 diferentes cursos, cada um contratado por 1 associada. Na segunda metade do ano, já está certa a realização de mais 3, contratados por igual número de entidades.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 31.07.2017.