Por Jorge Wahl
As associadas participam vivamente de cada passo dado pela Abrapp e, não apenas isso, mas também da escolha da direção em que vai, o que significa dizer que as entidades são ativamente protagonistas na trajetória seguida. São exemplos disso as mais de duas dezenas de vezes em que todos os anos o quadro associativo é convidado a responder a pesquisas e consultas as mais variadas, sem falar das tantas oportunidades em que as nossas filiadas, na condição de participantes de comissões técnicas nacionais, são levadas a se manifestar a respeito de questões que figuram no alto da agenda. Assim, embora não faltem provas da existência dessa intensa vida associativa, surge agora uma nova evidência dela.
Exemplos mais recentes dessa frequência com que as associadas são consultadas ou respondem a pesquisas, são iniciativas dos últimos meses envolvendo temas como práticas em empréstimos e financiamentos, modalidades de planos, sugestão de nomes para prêmios, desoneração das entidades, rentabilidades bruta e líquida nos investimentos e indicação de membros da Comissão de Ética.
Um novo palco - Assim, acostumadas a participar da vida associativa, as associadas foram trazidas para ainda mais perto, sendo que o palco para essa maior proximidade é nada menos do que o 36º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Nele, ou mais exatamente no estande institucional que a Abrapp, ICSS e Sindapp mantém todos os anos em nosso maior evento, as entidades disporão pela primeira vez em 2015 de um tempo para apresentação de um case que mostre as suas melhores práticas.
Há mais de duas décadas as associadas já contam com a possibilidade de expor material impresso e vídeos nesse estande institucional, mas este ano se irá além. Terão entre 30 e 40 minutos para apresentarem os seus cases, fugindo de algo que se pareça com uma palestra e se aproxime mais de uma troca de experiências com muita interação entre o público e o pessoal da entidades, marcada pela conversa informal.
“É o tipo da iniciativa que coloca as entidades ainda mais no centro de um grande evento marcado pela presença de especialistas e a divulgação de importantes estudos”, resume Antônio Carlos Lazary, um dos coordenadores do estande institucional. Na mesma linha, Sandra Valéria, a outra coordenadora, acrescenta: “Mais que nunca as associadas vão se sentir em casa”.
Sandra adianta que estão previstos em torno de 10 espaços desse tipo para serem ocupados pelas associadas. Os cases selecionados serão previamente informados, juntamente com a grade de horários em que estarão sendo apresentados.
As entidades interessadas em ocupar um desses espaços que estão sendo abertos podem buscar inscrever-se até 14 de agosto , através do e-mail
Fonte: Abrapp, em 28.07.2015.