Obra é fruto da tese do doutor em Engenharia Elétrica, César da Rocha Neves
O Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, lançou mais um volume da série Cadernos de Seguro – Teses: “Ensaios sobre Modelagem Dinâmica em Seguro de vida e Previdência Privada: Longevidade, Cancelamento e Opções Embutidas”.
A obra é fruto da tese de doutorado redigida pelo doutor em Engenharia Elétrica, César da Rocha Neves, e enfoca a mensuração e o gerenciamento dos fatores de risco relacionados à previdência social.
As rápidas mudanças demográficas no Brasil com o avanço da longevidade e a redução da taxa de natalidade trazem grandes desafios para os sistemas de previdência e para o mercado de seguros. Tais desafios, se não enfrentados de forma eficiente, comprometem a solvência das previdências pública e privada, a solidez das suas instituições e a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.
Com base nessas informações, o autor propõe quatro modelos dinâmicos para ajudar as seguradoras e os fundos de pensão a avaliar e administrar seus fatores de risco e seus planos de anuidade.
No prefácio, o diretor do CPES, Claudio Contador, afirma que os temas abordados na obra são de interesse fundamental para o desenvolvimento saudável da previdência no País. Contador acrescenta que “a tese aborda, com maestria e rigor, modelos dinâmicos, voltados para a mensuração e gerenciamento do risco da longevidade e suas consequências”.
O título está à venda no site da Escola, no endereço www.funenseg.org.br/livros
Fonte: Boletim Acontece nº 535, em 18.11.2016.