Oficializado pelo IBA há quase cinco anos, o Comitê de Pronunciamentos Atuariais (CPA) tem como objetivo estabelecer padrões de práticas atuariais gerais e nos diversos segmentos de atuação do atuário. Baseado nesta perspectiva, este grupo editou alguns documentos de relevância para os profissionais da atuária:
CPA 002
Este pronunciamento ganhou recente atualização. Importante registrar que a Resolução CNSP Nº 321 (2015) dispõe, dentre outros assuntos, sobre a prestação de auditoria atuarial independente para as sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradores locais.
Consulte este pronunciamento no link abaixo:
CPA 002 – Auditoria Atuarial Independente – Supervisionadas Susep
CPA 011
O CPA 011 foi publicado em 15 de agosto deste ano, por meio da Resolução IBA Nº 03/2017. O objetivo principal deste Pronunciamento é apresentar as melhores práticas de cálculo das provisões técnicas de despesas, cujo conteúdo deve ser observado pelos atuários, bem como oferecer mecanismos de esclarecimento aos técnicos e demais responsáveis pela gestão e governança das sociedades supervisionadas (Sociedades) pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) acerca da forma e abrangência do conceito e cálculo da provisão.
Consulte este pronunciamento no link abaixo:
CPA 011 – Provisões Técnicas para Despesas – Supervisionadas Susep
CPA 012
Publicado na mesma data do CPA anterior, mas por meio da Resolução IBA Nº 04/2017, este tem por objetivo principal fornecer à comunidade atuarial os princípios e metodologias usualmente utilizados para a avaliação da Provisão de Sinistros Ocorridos e Não Avisados assim como do ajuste da Provisão de Sinistros a Liquidar, o IBNER.
Consulte este pronunciamento no link abaixo:
CPAO 012
Através da Resolução IBA Nº 05/2017, o CPAO 012 foi publicado em no final da primeira quinzena de agosto deste ano. Tem como principal objetivo fornecer à comunidade atuarial metodologias usualmente utilizadas para a avaliação da Provisão de Sinistros Ocorridos e Não Avisados assim como do ajuste da Provisão de Sinistros a Liquidar, o IBNER.
Consulte este pronunciamento no link abaixo:
Consulte os pronunciamentos já publicados clicando no link abaixo:
Fonte: IBA, em 05.01.2018.