
Participantes do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) realizaram na manhã desta quarta-feira, 14, Fórum sobre a Convergência das International Financial Reporting Standards (IFRS) na América Latina. O tema: Situación Actual de las NIIF en América Latina - Situação Atual das IFRS na América Latina foi debatido por membros do Glenif no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Os painelistas foram: Felipe Pérez Cervantes, presidente do Glenif; Eduardo Pocetti, vice-presidente do Glenif e presidente do Conselho de Administração do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; e os diretores do Glenif: Jorge José Gil, representante da Argentina; Daniel Sarmiento, representante da Colômbia, e Winston Fernándes, representante do Uruguai. A coordenação ficou por conta do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega.
O presidente do Glenif, Felipe Pérez Cervantes abriu o Fórum, aclarando a missão da entidade e seu papel em representar os países da América Latina em contexto mundial, principalmente junto ao International Accounting Standards Board (IASB). Cervantes ressaltou a importância da participação do Glenif no evento, considerando que a temática e a entidade possuem objetivos comuns: transparência para o controle social.
Os demais membros apresentaram os principais desafios e aspectos de cada País no tocante ao processo de convergência às IFRS.
Sobre o Glenif
O Glenif reúne entidades de 17 países da América Latina e tem como objetivo trabalhar em parceria com o International Accounting Standards Board (IASB), na questão de aspectos técnicos, promover a adoção da convergência das normas internacionais de contabilidade e cooperar com governos, reguladores e outras organizações regionais, nacionais e internacionais.
Fonte: Ibracon, em 14.09.2016.