Stand da Previc mostrou a atuação dos auditores na fiscalização dos fundos de pensão
Uma oportunidade de mostrar um nicho de atuação dos auditores fiscais que ainda é pouco conhecido, destacou a presidente da Anfip - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Margarida Lopes de Araújo, ao falar sobre a presença da Previc, com seu stand, durante a XXV Convenção Nacional da Anfip que teve início na noite de sábado, 23, e encerra nesta terça-feira, 26, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
O Diretor de Fiscalização da Previc, Sérgio Djundi Taniguchi, participou da XXV Convenção Nacional da Anfip e ressaltou a importância do espaço da Previc no evento. "As origens da Anfip fazem com que a instituição atue de forma intensa nos assuntos que envolvem a seguridade social. Portanto, sua Convenção também é ambiente propício para as discussões que envolvem a previdência. A Anfip é um órgão de representação de uma das carreiras que compõem a Previc. Hoje, o maior quadro de servidores da Previc é composto por auditores fiscais, num total de 113", destacou Sérgio Taniguchi.
O stand da Previc contou com a presença do especialista Marcus Vinicius Azevedo Melo, que apresentou o trabalho desenvolvido pela Previc com o apoio dos auditores fiscais. Também no stand os participantes da Convenção da Anfip puderam levar o livro Coletânea de Normas e os guias que são trabalhados junto às entidades fechadas de previdência complementar. São os Guias Previc: Melhores Práticas em Fundos de Pensão, Melhores Práticas Atuariais, Melhores Práticas de Governança, Melhores práticas em Licenciamento, Melhores Práticas Contábeis e Melhores Práticas em Investimento.
A presidente da Anfip, Margarida Lopes de Araújo, falou sobre a atuação dos auditores fiscais da Receita Federal na Previc. "A atuação dos auditores fiscais na Previc garante credibilidade aos fundos de pensão. No último concurso já tivemos um direcionamento de uma parte dos auditores para a Previc, mas ainda em número insuficiente. Para os próximos concursos temos atuado junto ao secretário da Receita Federal para que faça um direcionamento mais adequado, num número maior de vaga", anunciou a presidente da Anfip.
Fonte: PREVIC, em 25.05.2015.