Documento estabelece as metas e as atividades da Ceres para o exercício
O Conselho Deliberativo aprovou, na sua 212ª reunião, o Plano de Trabalho da Ceres para o ano de 2018. O Plano Anual de Trabalho – PAT tem como objetivo apresentar as ações e as atividades da Ceres durante o exercício de 2018, em cumprimento à missão institucional de assegurar proteção previdenciária aos participantes e seus beneficiários. O PAT está disponível para leitura aqui no site. O documento está estruturado em quatro capítulos, divididos em Planejamento Estratégico, Gestão Previdencial, Gestão dos Investimentos e Gestão Orçamentária.
No capítulo referente ao Planejamento Estratégico estão contextualizados as estratégias e ações propostas, detalhando-se aquelas a serem implementadas no ano de 2018 com foco em sustentabilidade institucional. Entre as principais ações estratégicas para 2018, está a implantação do plano Família-Ceres, para os familiares dos participantes e assistidos dos planos administrados pela Fundação.
Em Gestão Previdencial encontram-se as ações e premissas consideradas nas projeções sobre as receitas provenientes de contribuições e as despesas com o pagamento de benefícios. Em 2018 estão previstas 2.163 aposentadorias programadas. Destas, 86% de participantes que cumpriram os requisitos de idade e tempo de contribuição para obter a suplementação de aposentadoria até 31/12/2017 e 14% que irão cumpri-los durante o ano de 2018. As ações referentes à gestão previdencial são orientadas pelas estratégias organizacionais e pelo Comitê de Seguridade. Além de assegurar que as hipóteses adotadas nos estudos atuariais estejam aderentes ao perfil da massa de participantes e assistidos, existe a preocupação com a qualidade na prestação dos serviços e com a adequação dos produtos oferecidos pela Fundação.
Em Gestão dos Investimentos estão sintetizadas as ações e os resultados esperados ao final de 2018. As estratégias para o ano de 2018 estão na Política de Investimentos, que também está disponível para leitura aqui no site.
No capítulo de Gestão Orçamentária são apresentadas as ações administrativas que serão desenvolvidas para cada plano de benefícios, com vistas a garantir o cumprimento dos compromissos estabelecidos tanto no Programa Previdencial, como na Política de Investimentos, incluindo-se as rotinas de gestão, a melhoria dos controles internos e gestão dos riscos, a capacitação dos dirigentes e empregados e as ações estratégicas que visam aprimorar as atividades programadas. As projeções referentes às receitas e despesas previdenciais, as fontes de financiamento e a alocação dos benefícios previdenciários foram efetuadas considerando os atuais planos de benefícios administrados pela Ceres. A proposta orçamentária para 2018 foi organizada tendo como base o executado em 2017. A despesa administrativa de 2018 está orçada em R$ 30,05 milhões representando um acréscimo nominal de 4,67% em relação ao valor orçado para 2017.
Acesse o PAT aqui.
Fonte: Ceres, em 08.01.2018.