O evento será em março e contará com a participação de especialistas internacionais do assunto e ministros do STJ
Nos próximos dias 7 e 8 de março, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) sediará o I Congresso Internacional sobre inovação e mediação. O objetivo do evento, que ocorrerá durante o VI Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), é preparar agentes do Direito com fundamentação teórica construtiva e apresentar práticas adequadas para o exercício da Justiça Restaurativa.
No total, serão 11 mesas que tratarão sobre o tema “Inovação e Mediação” e os consequentes impactos na gestão de grandes companhias e instituições nacionais. Serão abordados assuntos como prevenção e solução de conflitos, resolução de disputas on-line e impactos da mediação na atividade judicial e compliance.
Para a coordenadora da Câmara Privada Vamos Conciliar Paula Carvalho, eventos como esses são fundamentais para ampliar o conhecimento sobre os métodos extrajudiciais. “Reunir membros da Justiça para discutir sobre inovação e mediação é um passo para o futuro, onde os métodos autocompositivos já se mostram presentes e com as ferramentas necessárias para caminhar junto com a modernização”, explica.
O evento contará com a presença dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, João Otávio de Noronha e Ricardo Villas Bôas Cueva.
Também participarão do Congresso o presidente do TJRJ Milton Fernandes de Souza; o corregedor do TJRJ Claudio de Mello Tavares; o presidente da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro Ricardo Rodrigues Cardozo; o presidente do Fonamec Cesar Cury; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daldice Santana.
O evento é gratuito e acontecerá no Antonio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, RJ. Inscrições no site da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
Fonte: Vamos Conciliar, em 23.02.2018.