Previ participa do evento que proporciona o fortalecimento do sistema de previdência complementar

A Previ participa mais uma vez do Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, a 39ª edição está sendo realizada em Florianópolis de 10 a 12 de setembro. O evento, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), é o maior da América Latina. A Previ atua historicamente de forma ativa no Congresso, que em 2018 tem como tema “Disruptura e o mundo do novo século”. O evento incentiva o intercâmbio de experiências e debates entre entidades fechadas de previdência complementar, além de ser uma oportunidade de acesso a informações e conceitos inovadores.
Pensar no futuro é um exercício que faz parte do cotidiano da Previ, que cuida da aposentadoria de mais de 200 mil associados. Para isso, a Entidade tem como base a sua governança, considerada uma referência entre as entidades fechadas de previdência complementar. O protagonismo da Previ se demonstra por meio de normas, processos e controles internos da Entidade que, não raro, ultrapassam os requisitos da legislação e as exigências feitas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc. É uma estrutura perene, que não muda a cada administração, como explica o presidente José Maurício Pereira Coelho: “Gestão após gestão, em tempos de bonança e de tempestade, a governança da Previ permanece.”
Para o presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, as melhores formas das pessoas conhecerem mais sobre previdência são pela educação previdenciária e com o aumento da credibilidade e da transparência: “Previdência complementar fechada nada mais é do que renúncia do consumo imediato para gozo do benefício futuro. A gente tem um contrato de 30 anos e o que está envolvido nesse contrato é confiança e credibilidade. (...) As maneiras de incrementar essa confiança são os nossos números. O sistema de entidades fechadas de previdência complementar protege mais de 2,5 bilhões de participantes que estão na ativa e tem mais de 775 mil assistidos. Estamos pagando mais de R$ 60 bilhões de reais de benefícios por ano.”
Alguns dos temas abordados no evento em 2018 são estratégias para um novo tempo, educação financeira e supervisão e segregação de funções. Uma das palestras será ministrada pelo analista Rodrigo Tavares, que trabalha na Diretoria de Planejamento da Previ. O tema da apresentação é “Como conhecer as expectativas de participantes que não interagem muito com seu plano de benefício: extraindo informação usando mineração de dados”, uma continuidade do trabalho premiado como melhor monografia pela Previc no Congresso de 2017, “Gerenciando as expectativas dos participantes: a utilização de ferramentas gerenciais em um plano de benefício alvo”. A monografia serviu como base para um serviço inovador do APP Previ, o “Meu Benefício”, um simulador que possibilita que os associados do Previ Futuro tenham os rumos de seu futuro sempre à mão. Na ferramenta o participante pode escolher um benefício alvo e comparar até três cenários de planejamento de aposentadoria, definindo aquele mais adequado ao seu momento de vida e às expectativas do futuro.
Fonte: Previ, em 10.09.2018.