Como uma das ações integrantes do Planejamento Estratégico da Gestão 2017-2019, a Abrapp participou nos dias 14, 15 e 16 de agosto da 44ª edição do CONARH - Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil), o Congresso é o maior evento do setor de RH do país. No ano passado contou com a participação de 2600 congressistas. Durante o evento ocorrido na semana passada, a Abrapp realizou um projeto piloto que contou com estande de 9m², no qual passaram mais de 500 profissionais ao longo dos 3 dias do evento realizado em São Paulo.
As ações realizadas no estande tiveram o objetivo de levar a conscientização sobre a questão previdenciária e a relevância da inclusão da previdência complementar no pacote de benefícios dos colaboradores das empresas. As discussões em torno à Reforma da Previdência têm provocado maior valorização e interesse em se conhecer as vantagens dos planos de benefícios que podem ser oferecidos pelas empresas a seus funcionários.
Em pesquisa promovida pela Abrapp e aplicada pela TNS – Kantar, em 2016, na qual 303 profissionais de RHs foram ouvidos, quando consultados sobre o nível de conhecimento sobre previdência, apenas 21% responderam conhecer muito bem a previdência social e 11% nunca haviam ouvido falar em previdência complementar fechada (seguido de 35% que mencionaram já ter ouvido falar). Em contrapartida, 58% manifestaram serem favoráveis à previdência complementar fechada e 64% disseram ser um benefício muito importante.
Todas essas percepções foram validadas pela equipe da Abrapp que atuou na ação. Há um vasto campo a ser trabalhado, afinal apenas 2700 empresas patrocinam hoje planos de previdência complementar fechada para seus colaboradores. Por isso, o esforço deve se concentrar primeiramente na disseminação do conhecimento (tornar o benefício conhecido), seguido do esclarecimento, e finalmente, na orientação para sua implantação.
Público - Passaram pelo estande profissionais de RH, empresários, consultores de benefícios de empresas e sindicatos. Também estiveram presentes representantes de outros países, como Moçambique, que está iniciando a implementação de sua Previdência Complementar. Também ocorreu a visita de algumas das associadas da Abrapp, que sabedoras do grande desafio e oportunidade, manifestaram a satisfação de ver a Associação agindo nesse caminho do fomento.
O profissional do futuro estará cada vez mais engajado a causas e propósito e, neste contexto, empresas que assumem sua responsabilidade social e investem em seus colaboradores além de reconhecidas pela comunidade ganham todas as vantagens do ciclo virtuoso que se enseja dessa atitude e investimento. Assim como na Feira do Estudante do CIEE, na qual a Abrapp já participou de 2 edições, foi dado o primeiro passo nessa importante aproximação com o público estratégico que é o RH das empresas.
Fonte: Acontece Abrapp, em 20.08.2018.