Por Martha E. Corazza
O esforço de comunicação, educação e cultura previdenciária, atitude que já integra o trabalho das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, ganhou novo impulso a partir de sua inclusão como um vetor relevante no Plano de Fomento do sistema de previdência complementar fechada. Com isso, o assunto ganhou ainda maior espaço inclusive no debate das Comissões Técnicas da Abrapp. O tema está agora refletido no vetor nº 4 do Plano de Fomento, que trata especificamente das questões de comunicação, educação e cultura previdenciária como áreas fundamentais de trabalho para incentivar o crescimento do sistema. Nesse sentido, a Comissão Técnica Nacional de Comunicação e Marketing da Abrapp já definiu que o tema de sua apresentação no próximo Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, a ser realizado em 2017, será justamente uma consolidação de todas as ações dentro desse escopo.
Trabalho integrado - Para contribuir com essa iniciativa, as EFPCs deverão colaborar preparando o detalhamento de suas práticas. “A intenção é termos um levantamento completo do que já está em andamento, quais as iniciativas adotadas e o que poderá ser feito para disseminar e praticar o que está definido no Plano”, explica a coordenadora da Comissão Técnica Regional Nordeste de Comunicação e Marketing da Abrapp e membro da CTN de Comunicação e Marketing, Rosângela Rocha. Com esse objetivo, a CTR Nordeste de Comunicação e Marketing já recomendou aos seus integrantes que reúnam evidências das ações realizadas em suas respectivas entidades para o cumprimento da divulgação do Plano.
Cada membro da CTR irá replicar a divulgação do Plano em seu vetor 4, de modo a atingir todos os colaboradores das entidades, informa a coordenadora. A Comissão, por sua vez, irá fazer um acompanhamento detalhado dessas ações de divulgação, a cada reunião, para poder levar um espelho completo da situação ao Congresso.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 29.12.2016.