Com orçamento reduzido, mas com muita criatividade, a Celpos vem desenvolvendo uma série de ações de comunicação e educação financeira e previdenciária voltadas para seus participantes. O case foi apresentado no 3º Encontro de Comunicação, Relacionamento e Educação da Previdência Complementar Fechada, realizado pela Comissão Técnica de Estratégia e Criação de Valor da Abrapp no início deste mês, em Brasília. Além da Celpos, outras nove entidades fechadas mostraram iniciativas bem-sucedidas no Espaço Mix de Ideias, que ocorreu durante o evento (clique aqui ver a lista).
A Celpos tem utilizado amplamente os recursos de ferramentas digitais para disseminar as informações e orientações a seus mais de 5,6 mil participantes. Com gastos bem acessíveis, a equipe de comunicação da entidade faz uso de aplicativo para dispositivos móveis, podcasts e vídeos para divulgar seu programa de educação previdenciária, denominado Educacelpos (ver site).
“Temos uma rotina de buscar novas ferramentas em sites e blogs de educação financeira, sempre estamos antenados com o que há de mais avançado no mercado”, diz Rakel Luciana Azevedo, Assessora de Comunicação da Celpos. A equipe de comunicação da entidade é formada por apenas duas pessoas, mas nem por isso, a produção de peças de comunicação é pequena. A outra profissional da área é a Analista de Comunicação Caroline Albuquerque de Araújo.
Um exemplo é a produção de Podcasts (programas de áudio) no projeto denominado Celposcast. Já foram produzidos 12 programas com gravações e entrevistas com orientações aos participantes. Foram 5 programas de previdência, 4 de investimentos, 2 de finanças e 1 institucional. A edição dos programas começou com a utilização de uma versão gratuita de software, que permitiu o início do projeto sem custos adicionais (clique aqui para acessar os podcasts).
Atualização de conteúdo no APP – Um dos desafios da Celpos para permitir uma maior comunicação com seus participantes era a atualização mais frequente do conteúdo de seu aplicativo. Para contornar o problema, a equipe da entidade aproveitou o aplicativo já existente e, ao invés de contratar uma empresa para atualização de conteúdo, acoplou a ferramenta a um software de internet, o wordpress.
Atualmente, o aplicativo oferece ferramentas de controle financeiro e calculadoras da economia e de sonhos. O programa de educação utiliza ainda jogos interativos para incentivar o envolvimento dos participantes. Um dos jogos, o game das escolhas, tem o objetivo de mapear o perfil financeiro de acordo à faixa etária de cada um, classificando o jogador como poupador, equilibrado ou gastador. O APP já teve mais de 2300 downloads e foram publicadas 231 matérias e 8 vídeos.
Parceria - Outra solução de baixo custo encontrada pela entidade foi o estabelecimento de parceria com uma ONG (Organização Não-Governamental), para produção de conteúdo e entrevistas com especialistas. “A parceria com a ONG Meu Propósito permite a interação com economistas e especialistas para a produção de vídeos voltados aos ativos e assistidos”, explica a profissional. O objetivo é disseminar conhecimento e orientação para que os participantes possam adquirir o hábito do planejamento financeiro para suas vidas.
Semana de educação – A entidade está programando a realização de uma Semana de Educação Financeira do dia 20 ao 24 de agosto. A semana irá mesclar atividades presenciais, tais como oficina e sessões de orientação individual, com ações através dos canais digitais. As ações virtuais preveem a publicação de novos vídeos, podcasts e a realização de um “quiz” (teste de conhecimento) no aplicativo.
Fonte: Acontece Abrapp, em 16.08.2018.