O projeto de reestruturação das comissões foi apresentado ontem, em uma ampla reunião que teve a participação de diretores da Abrapp e de membros das atuais comissões técnicas nacionais. A apresentação, além de presencial, foi transmitida via webinar, somando a participação de 200 pessoas no total.
A revitalização do celeiro de ¨craques¨ acompanha o movimento de modernização pelo qual passa a Abrapp, destaca o Diretor-Presidente, Luís Ricardo Marcondes Martins. ¨Sabemos que é um projeto arrojado, isso vem sendo debatido há algum tempo, e está inserido no planejamento estratégico, em linha com as orientações do nosso conselho deliberativo.”
A nova estrutura, que entrará em vigor em 2018, tem por objetivo proporcionar maior integração das Comissões com a diretoria da Abrapp e entre si, abrindo espaço para maior participação, inclusão de novos talentos e aumento do nível de colaboração e entregas.
As comissões serão fortalecidas em nível regional. Já as comissões nacionais serão extintas, com prazo de transição até o final de 2017. Haverá flexibilidade para que projetos em andamento não sejam interrompidos até sua conclusão.
¨Com a devida transparência, explicamos aos membros o funcionamento da nova estrutura das comissões técnicas e nosso objetivo de fortalecer a regionalização, à luz inclusive da própria estrutura institucional da Abrapp. Percebemos que as pessoas estão animadas com esse novo desenho, entendendo que novos colaboradores poderão integrar as comissões e novas ideias surgirão¨, avalia o Diretor-Presidente.
A nova estrutura contará com três tipos de fóruns: Comissões Técnicas em nível regional (permanentes), Comitês (permanentes) e Grupos de Trabalho Ad-Hoc (temporários).
Existirão sete Comissões Técnicas: Assuntos Jurídicos (Diretor responsável: Luís Ricardo Martins); Contabilidade (Diretor responsável: Erasmo Cirqueira); Governança e Riscos (Diretora responsável: Claudia Janesko); Investimentos (Diretor responsável: Guilherme Leão); Tecnologia da Informação (Diretor responsável: Roberto Senna); sendo duas novas - Desenvolvimento e Marketing (Diretor responsável: Lucas Nóbrega); e Planos Previdenciários (Diretora responsável: Liane Chacon).
A estrutura terá, ainda, seis Comitês permanentes: Previdência Complementar dos Servidores Públicos (Diretor responsável: Carlos Flory); Previdência Associativa (Diretor responsável: Luís Ricardo Martins); Fundos Multipatrocinados (Diretor responsável: Celso Ribeiro de Souza); Sustentabilidade (Diretor responsável: Luiz Paulo Brasizza); IDG II (Diretor responsável: Augusto Reis); e Recursos Humanos (Diretor responsável: Manoel Araújo).
Completarão a estrutura dois Grupos de Trabalho Ad-Hoc: CNPJ por Plano (Diretor responsável: Erasmo Cirqueira); e EFD-Reinf (Diretor responsável: Roberto Senna).
A Abrapp enviará circular ao quadro associativo para que as entidades interessadas possam fazer indicações de profissionais para as novas Comissões Técnicas e Comitês até o final de janeiro de 2018.
Fonte: Acontece Abrapp, em 08.11.2017.