Os nomes que compõem a Comissão de Ética foram anunciados dias atrás pela Presidente Nélia Pozzi e pelo Diretor de Promoção da Ética do Sindapp, Carlos Alberto Pereira, ao mesmo tempo em que foi divulgado que com a sua nova composição irá reunir-se já no mês de julho. Mas esses são apenas alguns sinais, dentre muitas outras evidências, da importância que o nosso sistema atribui ao tema. “Estamos o tempo todo convidando as associadas a prestigiar a Comissão, que além da importância do papel que lhe foi reservado já deu incontáveis provas de constituir em si mesma uma razão a mais de orgulho para todos nós”, observa Nélia.
Ela lembra também que o Sindapp prepara-se para realizar este ano a quarta edição do seminário A Ética como Valor Fundamental. O Sindicato coloca o evento como o principal de sua programação em todos os anos.
A Comissão de Ética está agora assim composta: Regional Centro Norte - Fábio Resende (Previnorte); Regional Leste - Carlos Henrique Queiroga (Fundação Libertas); Regional Nordeste - Elisabete de Almeida Duarte (Celpos); Regional Sudeste - Luiz Levy Cardoso (Nucleos); Regional Sudoeste - Sérgio Martins Gouveia (CBS Previdência) e Regional Sul - Thiago Nieweglowski (Fundo Paraná Multipatrocinado).
A Comissão, com a sua nova composição, nota o Diretor Carlos Alberto, mostra-se “ à altura de sua importância central e de sua missão em favor da disseminação das melhores práticas”. Mas não só isso, acrescenta Nélia: A relação dos nomes que a integram de fato evidencia a qualificação do colegiado, mas também revela que todos são originários de diferentes regiões do País, assegurando uma representatividade verdadeiramente nacional.
A missão da Comissão é muito clara: fomentar o comportamento ético no ambiente da previdência complementar fechada, administrando e supervisionando a aplicação e observância do Código de Conduta e Princípios Éticos do Sistema, através de uma série de ações.
E, muito importante, é que o quadro associativo saiba que qualquer associada da Abrapp ou do Sindapp poderá fazer atuar a Comissão de Ética. Esta avaliará as representações sobre condutas de dirigentes e conselheiros e questões éticas que lhe forem submetidas e que envolvam a imagem do sistema da previdência complementar fechada. Contudo, em nenhum momento irá interferir nas análises internas das entidades associadas.
Fonte: ABRAPP, em 18.06.2014.