Por Bruna Chieco
A Comissão de Ética do ICSS se reuniu na última sexta-feira, 5 de setembro, para tratar da proposta de alteração do Código de Princípios Éticos e de Condutas do ICSS e do Regimento Interno da própria comissão.
Na ocasião, as atualizações no código foram apresentadas, como ajustes de redação, exclusão de itens obsoletos e demais aprimoramentos. “Aprovamos as atualizações com melhorias e avanços importantes, alguns inclusive propostos pelos membros independentes da comissão”, disse Henrique Jäger, Presidente do ICSS e Coordenador da Comissão de Ética, ao Blog Abrapp em Foco. Os documentos ainda serão avaliados pela Diretoria Executiva do ICSS para aprovação final.
Na segunda parte da reunião, Mauro Motta e Armando Quintão, respectivamente coordenador e membro do Comitê de Ética da Abrapp, apresentaram os trabalhos do grupo, destacando avanços como a criação do regimento interno, a revisão do Código de Condutas, a atuação em seminários e congressos e o funcionamento do canal de denúncias.
Foram discutidos ainda os desafios de ampliar a divulgação do canal de denúncias, além de iniciativas de comunicação e treinamento contínuo para fortalecer a cultura ética. Houve alinhamento entre os comitês do ICSS e da Abrapp quanto à importância de maior divulgação, prevenção e tratamento adequado de possíveis violações. “Essa troca de experiências permitiu identificar espaços para melhorias no andamento dos trabalhos do Comitê de Ética do ICSS”, relatou Jäger.
Fonte: Abrapp em Foco, em 08.09.2025.