No dia 23 de agosto, a Comissão de Entidades Fechadas de São Paulo do IBA realizou, na empresa Willis Towers Watson, a 5ª reunião do ano de 2017. Foram tratados os seguintes assuntos:
I. A Comissão recebeu o lançamento do software “Aderência 4D”, da empresa Arcádia Sistemas, projeto elaborado pelo atuário Thierry Gregório e pelo desenvolvedor de sistemas Ronaldo César. O software apresentado tem como objetivo subsidiar estudos de tábuas de mortalidade geral, entrada em invalidez e mortalidade de inválidos de um plano de previdência ou seguro de vida, possuindo mais de 12 mil tábuas atuariais cadastradas. O software adota os métodos Qui-Quadrado, Kolmogorov-Smirnov ou Desvio Quadrático Médio e o tipo de cálculo, que pode ser por idades ou por classes, e que pode ser escolhido pelo usuário.
II. Quanto ao documento CPA de Auditoria Atuarial e de Benefícios, a Comissão aguarda um retorno da Coordenadora da Comissão de Entidades Fechadas do Rio de Janeiro quanto aos ajustes realizados no documento e que foram propostos por esta Comissão, para se dar sequência aos trâmites internos do IBA, para que o mesmo possa seguir para Audiência Pública.
III. Outros assuntos propostos pelos membros da Comissão para serem discutidos nas próximas reuniões:
Transferência de gerenciamento de planos de benefícios entre entidades fechadas de previdência complementar;
Regras de saldamento;
Forma de adequação de hipóteses biométricas;
Avaliação Atuarial - entendimento sobre “fatos relevantes”;
Retirada de patrocínio; e
Reflexos da aplicação das mudanças da Resolução CGPC nº 26/2008, quanto a equacionamento de déficit e distribuição de superávit, principalmente quando se trata de planos CV, ou onde há mais de um equacionamento, ou ainda outras situações.
Fonte: IBA, em 01.09.2017.