Todos os participantes da Petros já podem votar por internet ou telefone e ajudar a escolher os representantes dos ativos nos conselhos Deliberativo e Fiscal. Pelo portal, basta acessar a Área do Participante, com login e senha, clicar no banner das eleições e confirmar o voto, fornecendo CPF ou data de nascimento. Quem preferir fazer a escolha por telefone (0800 602 7550) terá que usar uma senha específica, encaminhada pela Fundação por e-mail ou pelos Correios para o endereço que consta no cadastro dos participantes. Seis chapas disputam uma vaga de representante dos participantes ativos no Conselho Deliberativo, enquanto três concorrem ao Conselho Fiscal. Será eleita uma dupla de titular e suplente para cada conselho, ambas com mandato de quatro anos. O período de votação vai de 12 a 26 de junho.
Em linha com a política de transparência da Diretoria Executiva, a Petros promoveu dois debates eleitorais, um entre os candidatos ao CF e outro entre os concorrentes a um assento no CD. Foi a primeira vez que a Fundação realizou esse tipo de ação, com o objetivo de levar aos participantes o máximo de informações para ajudar na decisão do voto, tornando, assim, o processo eleitoral mais democrático. Todos os candidatos participaram de forma respeitosa, expondo suas ideias e propostas sobre os temas escolhidos pelos participantes e também interagindo entre si por meio de perguntas e respostas.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AOS DEBATES
Candidatos ao Conselho Deliberativo (Nº da chapa - Titular - Suplente)
41 Ivan Nascimento - Leonardo Morais
42 José Netto - Guilherme Vasconcellos
43 Ronaldo Tedesco - Marcos André
44 Calixto - Cordeiro
46 Mazucato - Marcio Boaventura
47 Rafael Crespo - André Araújo
Candidatos ao Conselho Fiscal (Nº da chapa - Titular - Suplente
51 Arthur Ferrari - Maia
52 Agnelson Camilo - Adaedson Costa
53 Vânia Mattos - Cardoso
A novidade deste ano é a necessidade de cumprimento de uma série de requisitos estabelecidos pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para que os conselheiros eleitos sejam habilitados e certificados no cargo. As exigências têm o objetivo de garantir a profissionalização da função.
A Petros também elaborou uma publicação que reúne as principais informações sobre a disputa. O material, disponível aqui, apresenta os currículos e a proposta de trabalho de cada dupla, assim como instruções de votação e explicações sobre a importância e atribuições dos dois conselhos.
O que fazem os conselhos da Petros
Deliberativo: órgão máximo da Petros
- Define a política geral de administração;
- Delibera sobre alteração do estatuto e do regulamento dos planos;
- Avaliza o plano estratégico e os programas anuais e plurianuais;
- Determina a gestão de investimentos e aplicação de recursos;
- Nomeia e exonera membros da Diretoria Executiva;
- Aprova demonstrações contábeis.
Fiscal: órgão de controle interno da Petros
- Tem a atribuição de se manifestar sobre todos os atos administrativos e operacionais;
- Examina e emite parecer sobre as demonstrações contábeis;
- Requisita à Diretoria Executiva inspeções e auditorias.
Fonte: Petros, em 12.06.2017.