
Organizado pela UniAbrapp (Universidade Corporativa da Previdência Complementar), o Programa +Conselheiros realizou seu primeiro treinamento na última quinta, 22, em São Paulo. Os especialistas Sílvio Rangel, Aparecida Pagliarini e Luiz Félix orientaram os trabalhos de um participativo grupo de conselheiros de entidades fechadas (EFPCs) que discutiram temas relacionados à Governança Corporativa na Gestão de Investimentos.
O programa tem o objetivo de dar continuidade à formação dos membros dos conselhos deliberativo e fiscal das EFPCs que passaram pelo processo de certificação do ICSS ou que participaram do curso “Exercício da Função de Conselheiro”, também oferecido pela UniAbrapp e que está em sua 10ª Edição. Diferente de outros cursos e treinamentos, o +Conselheiros adota um formato não-tradicional em suas atividades.
“A proposta dos encontros não passa por aulas expositivas. As atividades adotam uma dinâmica participativa, voltada para o debate de casos práticos e reais”, explica Sílvio Rangel. Ele complementa que a ideia não é atuar como professores, mas sim como facilitadores para o debate, incentivando a participação e a resolução de problemas concretos das entidades e de suas instâncias decisórias.
Aparecida Pagliarini também fala sobre o desenho dos encontros. “O programa é um avanço na formação dos conselheiros. Com um novo formato que estamos chamando de aquário, em que cada participante vem ao centro da discussão para expor suas experiências, questões e desafios”, diz a Advogada e Especialista da UniAbrapp.
O Programa +Conselheiros tem a proposta de discutir outros temas relacionados à atuação dos conselheiros das entidades. Assim como foi realizado neste primeiro encontro, as próximas atividades (com data ainda a definir), serão realizadas com base em casos específicos, enviados com antecedência pelos participantes. As discussões são customizadas de acordo ao perfil de cada turma.
Confira abaixo depoimentos dos participantes do +Conselheiros:
O mais importante do programa foi o compartilhamento de experiências entre conselheiros de todo o Brasil, de diversas entidades de todos os tamanhos e segmentos. A principal ajuda é prever problemas e conhecer suas resoluções. Como há entidades mais antigas que a nossa, da Bahia, é importante para nos anteciparmos a problemas que enfrentaremos no futuro. (Rodrigo Pimentel, Conselheiro Deliberativo da PrevBahia)
O que o programa trouxe de mais interessante foi a troca de experiências entre pessoas que têm uma vivência muito grande no sistema. Essa troca de experiências é muito válida, muito profícua. A troca de experiências nos propicia o conhecimento. E todo conhecimento agrega valor a nossa atividade profissional. (José de Souza Mendonça, Presidente do Conselho Fiscal da UniAbrapp)
Este programa +Conselheiros tem a grande habilidade de reunir dirigentes de diversas entidades que puderam trocar experiências e realidades de vivências próprias de cada um. O formato de debate a partir de uma linha de pensamento passada pelos orientadores foi muito interessante. Vale a pena prosseguir com esse mesmo mecanismo com trocas de experiências em outras áreas. (Jairo Naber, Presidente do Conselho Fiscal da OABPrev-SP)
Fonte: Acontece Abrapp, em 27.03.2018.