Duas iniciativas relacionadas com a Autorregulação foram apresentadas no evento Ciclo de Palestras - Implantação Consciente das Novas Regras, realizado nesta terça, 6, em São Paulo, pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins falou sobre o Código de Autorregulação de Governança em Investimentos da Abrapp/Sindapp, que já conta com 37 adesões de entidades fechadas. Na sequência, o Presidente da Associação dos Investidores do Mercado de Capitais (Amec), Mauro Cunha, expôs a experiência de disseminação do Código Stewardship, que aliás, conta com o apoio da própria Abrapp.
“A implantação dos códigos da Abrapp/Sindapp e da Amec indicam o amadurecimento dos atores do mercado para a implantação de regras próprias à luz das características de suas atividades”, disse Luís Ricardo. Ele explicou que o Código de Autorregulação é uma contribuição da sociedade civil organizada para aumentar a credibilidade e buscar a devida transparência para aperfeiçoar a governança e a capacitação dos profissionais das entidades fechadas.
“Nosso sistema tem evoluído muito no sentido de aperfeiçoar a capacitação e a governança e a Autorregulação é uma prova do amadurecimento que já alcançamos ao longo de nossa história”, disse o Diretor Presidente. Luís Ricardo agradeceu ainda ao convite do IBGC para este importante evento que ajuda a disseminar a cultura da governança. Explicou ainda que o projeto de Autorregulação é uma iniciativa conjunta entre a Abrapp , Icss e o Sindapp, que tem a participação importante de dirigentes como o Presidente Vitor Paulo Gonçalves, o Presidente Jarbas Antonio de Biagi e o Diretor José Luiz Rauen, que atualmente é Coordenador da Comissão Mista de Autorregulação.
Durante o evento, Luís Ricardo explicou ainda que projeto de Autorregulação avançou para a concessão do primeiro Selo para uma entidade fechada - Centrus. Na parte final do evento, ele respondeu perguntas de dirigentes de entidades que estão estudando a adesão ao Código de Autorregulação.
Iniciativa da Amec
O Código Stewardship da Amec é uma iniciativa lançada no final de 2016 que tem como objetivo engajar os investidores institucionais no sentido de induzir a adoção de boas práticas de governança nas empresas investidas. A Abrapp decidiu apoiar o Código Stewardship a partir do final do ano passado e desde então, tem contribuído para sua divulgação entre suas associadas.
“O Código da Amec se complementa perfeitamente com o Código de Autorregulação da Abrapp/Sindapp”, disse Mauro Cunha. Ele explicou que, enquanto o Código de Autorregulação traz princípios que devem ser observados pela entidade fechada e pela asset terceirizada, o Código da Amec começa "dali pra frente", ou seja, na relação dessas organizações com as empresas investidas.
O Código da Amec conta com 16 adesões, das quais se destacam a Funcef e a Funcesp, além do BNDES e de 13 assets. Segundo o Presidente da Amec, diversas entidades fechadas e assets estão avaliando a adesão ao Código Stewardship e a expectativa é positiva para a ampliação do grupo nos próximos meses.
Fonte: Acontece Abrapp, em 07.02.2018.