Por Jorge Wahl
No curto período de três dias o Código de Autorregulação em Governança de Investimentos ganhou a adesão de mais duas associadas: a SIAS - Sociedade Ibgeana de Assistência e Seguridade e o Mongeral Aegon Fundo de Pensão. Seus nomes serão levados agora ao Conselho do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, para que sejam formalmente homologados nos próximos dias, a exemplo do que foi feito em fins de abril com a FORLUZ - Fundação Forluminas de Seguridade Social e o ECONOMUS - Instituto de Seguridade Social.
A adesão ao código é em si mesma uma tarefa urgente, na medida em que o sistema precisa avançar em sua autorregulação, mas isso ficou ainda mais fácil depois que entrou no ar a nova página do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, acessável a partir de banner que aparece com destaque no Portal da Abrapp e também pelo link http://sistemas.abrapp.org.br/apoio/autorregulacao/ Essa é uma novidade que com certeza facilita ainda mais as coisas para as entidades.
Na nova página está disponível manual trazendo o passo a passo de como aderir. E foi igualmente disponibilizada versão atualizada do requerimento padrão permitindo adesão condicional ao Código, isto é, das 9 exigências colocadas as entidades devem dizer quais têm condições de atender imediatamente, definindo em um cronograma à parte quanto tempo precisarão para atender as demais. Tudo isso ajuda na decisão das entidades.
Há também um check-list dos “Requisitos para a Adesão”, elaborado de forma bem clara e didática, tornando-se assim algo que facilita ainda mais a avaliação interna da entidade.
Quem já aderiu - Com a homologação da SIAS e do Mongeral Aegon se tornarão 16, mas no momento são 14 as entidades que ao aderir mandaram aos seus participantes, patrocinadores e instituidores, entre outros públicos, uma forte mensagem que destaca o seu profundo compromisso com as melhores práticas. A relação completa de associadas que já aderiram e tiveram os seus nomes homologados é formada por Centrus, Faelba, Fundo Paraná, Indusprevi, Ecos, Ceres, Mútuoprev, VWPP, Previ, Derminas, Sabesprev e Regius, Forluz e Economus.
Versão em inglês - E o Código de Autorregulação em Governança de Investimentos ganhou dias atrás a sua versão em inglês, esta também disponível no endereço http://sistemas.abrapp.org.br/apoio/autorregulacao/
A versão em inglês traz ao menos dois benefícios evidentes: de um lado, reforça com uma clara mensagem de transparência a imagem do sistema brasileiro, enquanto de outro lado atende a uma demanda muito comum em se tratando de tudo que diz respeito ao mercado de capitais, onde um número expressivo de investidores internacionais opera.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 17.05.2017.