O ICSS já levou à Previc os resultados do webinar que promoveu no dia 25 de novembro sobre o tema certificação. Em documento preparado pelo Instituto estão elencadas não apenas as diferentes percepções das associadas em relação à temática, mas também as principais dúvidas. A reação da autarquia foi a melhor possível, deixando antever que as questões levantadas serão objeto da devida atenção.
O documento produzido pelo ICSS foi entregue durante uma reunião, há dois dias, entre o Presidente do ICSS, Vitor Paulo Camargo Gonçalves, e seu Superintendente-Adjunto, Ivan Corrêa Filho, e o Diretor de Análise Técnica da Previc, José Roberto Ferreira. Este último deu mostras de receber muito positivamente as observações feitas durante o evento, manifestando que a Autarquia está aberta para discutir o tema com o Instituto.
Segundo o Presidente Vitor Paulo, o que o ICSS espera é ter contribuído para uma adequada regulamentação das Resoluções nº 19/2015 e nº 21/2015, ambas do CNPC, ao favorecer, fornecendo muitos subsídios, a necessária reflexão a respeito por parte da Previc.
Essa adequada regulamentação provavelmente virá através de Instruções Normativas a serem oportunamente editadas pela Previc.
O documento contendo os resultados do webinar fornece uma variedade grande de pontos, assim espelhando a riqueza de observações feitas por dirigentes e técnicos das entidades durante o evento. Entre os principais aspectos referidos estão o prazo para enviar à PREVIC a documentação comprobatória da habilitação e quais seriam esses documentos; critérios para reconhecimento da capacidade técnica da instituição certificadora; critérios para aprovação de certificação específica de conhecimento em finanças e investimentos; e parâmetros utilizados pela Supervisão Baseada em Risco tendo em vista o número de profissionais certificados.
“Embora cientes de que certas questões estão pacificadas, algumas dúvidas expostas pelos profissionais foram recorrentes”, ressaltou o Presidente do ICSS no texto do documento entregue à Previc.
Fonte: Abrapp, em 11.12.2015.