Por Jorge Wahl
O ICSS pretende começar a desenhar em 2016 uma metodologia voltada para a certificação de processos. Ao dar a informação, o Presidente do Instituto, Vitor Paulo Camargo Gonçalves, adianta que esse desenho deverá passar ainda este ano pela prancheta de um consultor, em uma iniciativa que a seu ver quase que certamente contribuirá indiretamente para que se aprimore também o modelo através do qual se certificam profissionais.
Para Vitor Paulo, todos esses avanços são um imperativo da época, cuja marca principal é o ambiente a desafiar pessoas e organizações. Diante de tantos desafios, crê Vitor, usando analogia própria do esporte, mais exatamente da prova de salto, “é preciso estarmos sempre elevando a altura da barra”.
Pessoas, práticas e processos precisam estar sempre evoluindo, no intuito de se trazer mais conhecimento, ferramentas aprimoradas e novas tecnologias para a gestão, particularmente dos ativos e passivo. “As mudanças são permanentes e o radar precisa ser sensível para detectar as tendências”, nota Vitor Paulo.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 29.03.2016.