Fechamos o ano com saldo positivo e tendo perspectivas ainda melhores para 2018
No ano de 2017, mesmo com reflexos da instabilidade econômica, o setor de seguros se destacou ao superar esse período de baixa obtendo crescimento. Por diversos fatores, podemos dizer que, no final das contas, o saldo foi bastante positivo.
Fechamos o ano com uma inflação de 3%, no limite mínimo da meta. A taxa de juros já está 7% ao ano, um histórico de valor baixo. A confiança de diversos setores, como indústria e comércio, está em seus maiores patamares, depois de muito tempo. A produção de veículos vai aumentar em quase 30% nesse exercício. O desemprego já mostra sinais de queda, embora ainda esteja em um patamar elevado se comparado aos últimos anos.
A economia brasileira deve crescer quase 1% em 2017, após anos de estagnação ou queda.
No caso do setor de seguros, o cenário é bem positivo. O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) está se situando no patamar de 120 pontos, o que representa uma visão otimista por parte das empresas de tal setor, no maior patamar desde 2015. Esse segmento deve crescer aproximadamente 10% em 2017, com destaque para o seguro de pessoas. Esse índice supera com folga a inflação para esse período, revertendo os números mais fracos de 2016. Parabéns a todos profissionais do setor, em especial aos corretores de seguros, que tiveram contribuição direta para esses números.
As perspectivas para 2018 são ainda mais promissoras, a economia demonstra a pujança e o potencial do País, e se descola das inconsistências políticas. Veremos no próximo período a real retomada do crescimento da economia, o que já não era sem tempo!
Boas festas, com a certeza de um feliz ano novo!
Forte abraço e boa leitura!
Alexandre Camillo
Presidente do Sincor-SP
Fonte: Francisco Galiza/Rating de Seguros, em 20.12.2017.