Seguro DPVAT influencia fortemente o faturamento de 2017
Quando se analisa economicamente o ano de 2017, um dos pontos mais importantes é a queda do faturamento do seguroDPVAT (seguro obrigatório de automóvel), por isso, toda avaliação econômica que for feita sobre este exercício, tem que ser separada em dois tipos – com DPVAT e sem DPVAT –, como detalha a Carta de Conjuntura deste mês.
No geral os números de 2017 ainda estão instáveis e é prematuro analisar o comportamento da economia e do mercado de seguros.
Apesar da melhora do ano, ainda há uma preocupação em relação à estabilidade política e as consequências para a economia.
Continua a haver alguns sinais favoráveis, como os índices de confiança, a taxa de inflação, os juros etc. Entretanto, ainda há dificuldades, como a elevada taxa de desemprego e a incerteza política, prejudicando uma evolução mais favorável do País.
O mês de maio foi de turbulências com novos acontecimentos na política, mas com o desfecho a tendência é a estabilidade, e apostamos que as reformas da previdência e trabalhista devem contribuir com a melhora dos setores da economia. O setor de seguros, em especial, deve ser impactado positivamente com o surgimento do interesse da população em garantir previdência privada, e por si só já é um ótimo caminho para nosso desenvolvimento.
Forte abraço e boa leitura!
Alexandre Camillo
Presidente do Sincor-SP
Fonte: Francisco Galiza/Rating de Seguros, em 22.06.2017.