Retomada do crescimento passa pelos seguros de pessoas
Em tempos de crises como a que passamos, o Sincor-SP voltou a destacar a importância da diversificação de carteira para a geração de novas oportunidades de negócios. Nos últimos 20 anos o setor de seguros se transformou e progrediu, o seguro de automóvel passou a ser desejado pelo consumidor por um trabalho de toda a indústria, notadamente do corretor que é o elo no atendimento. Agora estamos diante de uma nova, rica e próspera transformação. O mercado de seguros mais uma vez se faz promissor, mas é preciso enxergar as oportunidades – e é papel do Sindicato orientar.
No difícil ano de 2016, entre os fatores positivos tivemos a evolução do seguro de pessoas, com uma variação de receita de 4% no ano, quase alcançando a taxa de inflação no período. Para 2017, temos motivos para acreditar que esse valor vai aumentar, a começar pelo fato de que certamente teremos um melhor comportamento da economia brasileira, como todas as previsões atuais sinalizam.
Se antes não estava clara a importância de o corretor de seguros apostar nos ramos de pessoas, conhecer melhor e oferecer os produtos de vida e previdência para seus clientes, chegou a hora. A longevidade é assunto recorrente e facilita a formação da cultura do seguro no brasileiro. No segmento de vida teremos o início da venda do produto Universal Life, com o aumento de opções para o consumidor nacional.
Quer momento mais propício para alavancar negócios de previdência privada? Não é preciso ter grande conhecimento do mercado para que qualquer brasileiro saiba dos riscos da previdência social e da importância de se precaver para vida mais longa que terá pela frente. A reforma da previdência, tão necessária para o desenvolvimento do País, avança a passos mais largos, o que levará a implicações diretas no setor. É mais uma vez hora de o corretor de seguros se colocar como agente do bem-estar social, quando a população não tem mais a estabilidade e garantia da previdência estatal, e é preciso estar próximo para orientação nesta nova cultura das pessoas, esclarecendo e oferecendo a proteção adequada deste produto de longo prazo.
O caminho para o crescimento em 2017 está claro e aberto aos corretores de seguros, que precisam assumir definitivamente essas carteiras e entregar a proteção que a sociedade necessita e deseja.
Forte abraço e boa leitura!
Alexandre Camillo
Presidente do Sincor-SP
Fonte: Francisco Galiza/Rating de Seguros, em 19.02.2017.