Evolução do principal produto sinaliza bom período para setor de seguros As especulações de que 2017 seria o ano da retomada do crescimento da economia brasileira e, a reboque, do setor de seguros, começam a se concretizar. A produção de veículos no País, nos meses de janeiro e fevereiro, cresceu 28%, quando comparada ao mesmo período do ano passado, de acordo com os números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esse aspecto contribuiu diretamente para o aumento do faturamento do seguro do ramo automóvel, que foi de 8%, quando avaliada a evolução do valor de janeiro de 2016 para o de janeiro de 2017, segundo os dados publicados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Os números são mais relevantes se considerarmos que o ramo de automóvel corresponde a 60% da produção de todo o mercado de seguros e ainda é o principal produto para os corretores de seguros.
Nesse primeiro mês de 2017, outros segmentos de seguros tiveram uma evolução positiva, como seguro de pessoas, com uma variação acima de 10%. No total, todo setor de seguros cresceu 10%, também quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Pode ser cedo, mas os números indicam consistência ao otimismo na retomada do crescimento do setor de seguros. Vamos trabalhar ainda mais para corresponder e superar essa expectativa.
Forte abraço e boa leitura!
Alexandre Camillo
Presidente do Sincor-SP
Fonte: Francisco Galiza/Rating de Seguros, em 30.03.2017.