Expectativa de que o Conec aconteça em momento econômico mais favorável
A situação da economia no País e a expectativa dos profissionais vêm melhorando aos poucos. Diferentes de outras crises econômicas, neste momento a população tem mais acesso a informações, em especial pelo uso de smartphones e redes sociais, para saber tudo o que acontece na política e economia. As notícias mais positivas refletem imediata e diretamente nas pessoas.
Conforme vemos nesta edição da Carta de Conjuntura do Mercado de Seguros, continuamos com a melhora em diversos indicadores econômicos do País. Por exemplo, o crescimento dos índices de confiança de diversos setores (o da indústria desde o início do ano já subiu 15%); a cotação do dólar comercial, que passou de um patamar de R$ 4,00 para R$ 3,25; e a previsão de queda do PIB para o ano de 2016, que parou de piorar, já sinalizando uma diminuição nas perdas. Outros indicadores econômicos ainda não mostraram forte reação, como é o caso das taxas de desemprego, mas deve começar a ocorrer no segundo semestre. No mercado de seguros, alguns números já têm registrado ganhos, por exemplo, no faturamento de determinados ramos, e a partir do próximo ano deve apresentar valores mais expressivos.
Com tudo isso, nos preparamos para o 17º Conec – maior congresso de corretores de seguros no mundo, que acontece de 6 a 8 de outubro, recebendo 6 mil profissionais – muito mais otimistas. O momento econômico já estava complicado no último Conec, em 2014, e esteve agravado durante o congresso nacional da categoria, em 2015. Este ano nosso Conec acontece em circunstâncias favoráveis, motivando que o corretor de seguros busque conhecimento e se prepare para a retomada do crescimento, que virá com força.
Os momentos de adversidade econômica podem ser oportunos, trazendo muito aprendizado, mas a fase pós-crise é ainda mais proveitosa, pois há estoque de vontade e de negócios a serem feitos.
Forte abraço e boa leitura!
Alexandre Camillo
Presidente do Sincor-SP