A Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) participou do “Encontro Nacional de Previdência Complementar do Poder Judiciário, MPU e CNMP”, promovido pela FUNPRESP-JUD, na sexta-feira, dia 29 de abril de 2016, na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília (DF).
Na abertura do evento estiveram presentes a Ministra Isabel Gallotti representando o Presidente do STJ, o Ministro Ives Gandra, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, o Dr. Rodrigo Janot, Procurador-Geral da República e o Ministro Ricardo Lewandowski, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Secretário de Políticas de Previdência Complementar, Carlos de Paula, participou do painel “A Importância da Previdência Complementar”, juntamente com o Dr. Adacir Reis, ex-Secretário de Previdência Complementar, o Sr. José Ribeiro Pena Neto, Diretor-Presidente da Abrapp e o Sr. José Roberto Ferreira, Diretor- Superintendente da PREVIC.
Carlos de Paula destacou durante sua intervenção a Estratégia da Secretaria em relação às Políticas de Fomento da Previdência Complementar, que passam por tratamento de algumas questões: Tributação; PrevSaúde; Inscrição Automática; Estímulos aos Fundos Multipatrocinados; Estímulo à Previdência Associativa; PrevFederação; e Nova Previdência Complementar.
Além de destacar a relevância do evento para o Sistema de Fundos de Pensão, o Secretário mencionou que tanto a Funpresp-Exe quanto a Funpresp-Jud fazem parte de uma estratégia bem-sucedida do Estado Brasileiro em relação à previdência complementar. Registou, ainda, que a transição demográfica avança a despeito da conjuntura e, nesse sentido, promover as inovações e enfrentar as questões debatidas no painel constituem condição determinante para o fomento do sistema e ampliação da cobertura previdenciária.
Elaine de Oliveira Castro, diretora presidente da Funpresp-Jud, explicou aos participantes que o evento estabelece pontes de diálogo com outras instituições de previdência complementar, incluindo as privadas, para garantir o sucesso da instituição, com base na integração de modelos exitosos.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 03.05.2016.