Documento é o número 14 da série 'Cadernos de governança corporativa', do IBGC
Neste Dia Internacional de Combate à Corrupção o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lança seu 14º caderno, voltado para sociedades de economia mista (SEM). A publicação “Boas práticas de Governança para Sociedades de Economia Mista” propõe recomendações para este tipo de organização, que possui um ente federativo como acionista controlador e, também, conta com capital privado em sua composição acionária.
Entre as medidas sugeridas como boas práticas, o Caderno indica que essas empresas devem identificar e monitorar os possíveis riscos de corrupção e de fraudes a que estão sujeitas, levando em conta o histórico desses eventos e por meio de benchmark feito com companhias do seu segmento de atuação.
As SEMs têm papel relevante na economia brasileira, pois estão inseridas em setores estratégicos, tais como o de infraestrutura e financeiro. Desta forma, o êxito de seus negócios reflete no desenvolvimento econômico e social do País. O documento, assim, objetiva viabilizar a elevação dos níveis de transparência e eficiência dessas organizações, por meio da melhoria de seus padrões de governança corporativa.
O tema sociedades de economia mista (SEM) vem sendo trabalhado com ênfase pelo IBGC em 2015. No primeiro semestre deste ano foram lançadas também a Carta de Opinião nº 3 e Carta Diretriz nº 5 sobre o mesmo assunto.
Também com o objetivo de combater a corrupção, a Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou hoje duas publicações: o “Guia de Integridade das Empresas Estatais” e o “Guia de Integridade Pública: orientações para a administração pública federal direta, autárquica e fundacional”. Os documentos estão disponíveis para download no site da CGU.
Fonte: IBGC, em 09.11.2015.