Reunida ontem (11), a Diretoria da Abrapp ratificou data e cidade em que será realizado no ano que vem o 36º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Vai acontecer nos dias 7 a 9 de outubro, em Brasília. Foi a partir dessa decisão, aliás, que horas depois nessa quinta-feira mesmo, a equipe interna de organização começou a desenhar o evento de 2015.
E, como em anos anteriores, o desenho do próximo Congresso começou pelo que o anterior mostrou. Enfim, construir 2015 a partir da experiência vivida em 2014. Ontem, a equipe organizadora interna trabalhou em cima dos dados capturados pelos pesquisadores do Datafolha, que nos três dias do 35º Congresso entrevistaram centenas de congressistas em busca da avaliação que o nosso público fez do evento.
Tivemos presentes em nosso maior evento perto de 4.000 pessoas e a avaliação feita pelos congressistas entrevistados foi de modo geral altamente positivo, a começar da opinião revelada sobre a organização do Congresso, avaliada como ótima e boa por nada menos de 99% dos respondentes.
E 78% dos participantes atribuíram notas 10, 9 ou 8 para a programação temática. As seções plenárias receberam nota 4,5, numa escala até 5, a aula magna ficou com 4,4, as palestras receberam 4,2 e painéis simultâneos 4,2, tudo isso significando uma muito boa avaliação.
Com a virada do ano, já no início de 2015, a estruturação do 36º Congresso ficará a cargo de dois grupos, seguindo um roteiro consagrado há muito tempo e que vem permitindo preparar congressos com rigor e método. De um lado, uma Comissão Temática se ocupará de casar a programação dos três dias com os temas que mais frequentam a agenda do sistema e a tarefa de construir o futuro. De outro lado, a comissão organizadora interna, que a partir de março estará se reunindo todos os meses por ao menos meio dia, cumprirá as suas tarefas executivas até o evento ficar de pé.
Novo Diretor - Na reunião da Diretoria o Presidente José Ribeiro Pena Neto deu posse ao novo diretor, Aderilton Paulo de Souza Rodrigues, Presidente da Previnorte desde abril de 2012, a quem deu as boas vindas. Aderilton é engenheiro, formado pela Universidade Federal do Pará em 1972, com pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1975 e em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas, em 2003.
Na sequência, José Ribeiro tratou da questão da redistribuição das áreas de gestão, submetendo à Diretoria proposta no sentido de tornar os diretores em seguida referidos responsáveis pelas seguintes áreas: Aderilton Paulo de Souza Rodrigues (Sustentabilidade), Dante Daniel Giacomelli Scolari (Relações Institucionais) e Guilherme Velloso Leão (Investimentos). A Diretoria aprovou.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 12.12.2014.