A Brasil Insurance conseguiu reverter a suspensão da aceitação de Garantias para o desenvolvimento de projetos hídricos junto à Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.
As apólices dão garantia para que os estudos sejam desenvolvidos, permitindo confirmar os potenciais elétricos de 13 PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e sete UHEs (Usinas Hidrelétricas). Se confirmados, os projetos serão muito benéficos para a matriz elétrica do país, afirma Samuel Sitnoveter, sócio da Brasil Insurance.
Caso aprovadas, as 13 PCHs envolvidas podem incrementar 260 megawatts (MW) de potência, isso representa cerca de 5,6% da potência já instalada (de PCHs) no Brasil. Já a aprovação das sete UHEs significam 290 MW e poderia dobrar o número de empreendimentos deste perfil em construção no país.
A decisão, que beneficia todo mercado, possibilitou a renovação de 20 apólices da Minas PCH, cliente da Brasil Insurance. A Aneel, compreendendo o momento transitório entre as circulares 477 e 232 da Susep (que regularizam sobre Seguro Garantia e divulgam condições padronizadas) voltou a aceitar apólices regidas pela circular 232 até existirem produtos aprovados pela nova circular.
Fonte: Brasil Insurance, em 28.03.2014.