O boletim Informativo da OABPrev-SP desta semana traz uma edição especial (leia na íntegra) dos principais acontecimentos e palestras do 38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, ocorrido de 4 a 6 de outubro, em São Paulo. O destaque principal é a matéria sobre os planos instituídos, que contam atualmente com 250 mil participantes e patrimônio de R$ 8,8 bilhões, e as ações da Abrapp para incentivar a adesão de associações de classe, cooperativas e sindicatos para a abertura de novos planos de previdência fechados.
Em entrevista a jornalistas de todo o país, na abertura do evento, o presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, que também preside a OABPrev-SP, disse que a associação havia convidado “vários sindicatos, associações e entidades de classe para discutir uma nova previdência complementar, que alcance a todos”. O dirigente estava acompanhado do presidente do Sindapp e do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Jarbas de Biagi.
Segundo Martins, o ingresso de mais órgãos de classe no rol dos instituidores de fundos de previdência requer “um intenso trabalho de convencimento, de mudança de cultura”. Com 44 mil participantes e patrimônio de R$ 630 milhões, a OABPrev-SP é a maior fundo instituído por entidade de classe do Brasil e serve de modelo para os demais. Conforme informou Martins, o crescimento do plano da advocacia segue num ritmo excepcional, à média de mais de 600 adesões por mês em 2017.
O Boletim Informativo ainda destaca a participação do Minsitro da Fazenda Henrique Meirelles no 38º Congresso, quando falou a um auditório lotado para uma plateia de cerca de 2500 profissionais do setor.
Reinvenção - O Presidente da Abrapp e da OABPrev-SP falou ainda sobre a necessidade de reinventar o sistema fechado para voltar a crescer em número de participantes e instituidores. As razões de tal necessidade estão relacionadas à modernidade, ao perfil demográfico da população e às novas formas de trabalho, traz o Boletim. “Temos um novo trabalhador, uma ‘geração Y’, que pensa diferente. Precisamos criar produtos mais simples, mais flexíveis”, explicou Martins. Uma das propostas para reinventar o sistema foi apresentado durante o evento, o Prev Sonho. Trata-se de um modelo mais flexível que o atual, elaborado pela Comissão Técnica Nacional de Atuária da Abrapp, com a colaboração outras comissões.
Cobertura completa - As notícias e entrevistas produzidas pelo Acontece e pela TV Abrapp do 38º Congresso podem ser conferidas no hotsite do evento, na aba de notícias, bem como a síntese das plenárias (Matérias: O Futuro Bate à Porta I e II).
A edição especial do Acontece de 9 de outubro também trouxe um resumo das principais propostas, ações e publicações apresentadas durante o evento. Em apenas 10 cliques é possível acessar as principais notícias e entrevistas realizadas durante o 38º Congresso.
Daniel Lima foi escolhido como novo Diretor de Investimentos da Petros, função até então acumulada pelo Presidente da entidade Walter Mendes. O nome do profissional foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da entidade e agora aguarda habilitação pela Previc. Antes de ser contratado pela Petros, Lima integrava o time de gestão de ativos e passivos do Itaú Unibanco e anteriormente teve passagens pela Odebrecht Previdência, B3 e pela Consultoria Risk Office. Com formação em economia pela USP, mestrado pela PUC-Rio e PhD pela Universidade da Califórnia, o executivo tem experiência ainda como professor do Insper e da UniAbrapp.
Fonte: Acontece Abrapp, em 18.10.2017.