Quase 80% das jurisdições em todo o mundo adotaram as Normas Internacionais de Auditoria (ISA), enquanto mais de 60% adotaram o Código de Ética para Profissionais da Contabilidade, de acordo com um novo estudo da International Federation of Accountants (IFAC) sobre as taxas de adoção de normas internacionais em 80 das jurisdições em que operam as mais de 175 organizações-membro da IFAC.
As normas internacionais são pilares essenciais da arquitetura financeira global. Sua adoção e a implementação melhoram a disponibilização de informações financeiras de nos setores público e privado, a tomada de decisões e, em última análise, resultam em crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e melhor prestação de contas.
Esta notícia é positiva para os investidores, governos, empresas de todos os portes, reguladores globais e setor público, considerando a relevância dessas normas para toda a estrutura financeira global.
Os dados estão incluídos em um relatório inédito que avaliou o status global da adoção das normas internacionais, o International Standards: 2017 Global Status Report.
O relatório detalha os altos índices de adoção em todo o mundo, impulsionados pela atuação da IFAC e suas organizações-membro, e fornece exemplos de sucesso e ferramentas para o desenvolvimento contínuo do processo de adoção.
Para acessar o Relatório da IFAC, clique aqui.
Fonte: IBRACON, em 04.05.2018.