Durante o mês de março e início de abril estão sendo realizados as primeiras reuniões dos colégios de coordenadores das novas comissões técnicas da Abrapp. Na semana passada (quinta 22/03) ocorreu o encontro do colegiado das comissões de Assuntos Jurídicos. Na última terça, 27, foi a vez do colégio de coordenadores de Planos Previdenciários. “Estamos registrando excelente receptividade do novo formato das comissões. O novo modelo tem a vantagem de permitir melhor alinhamento ao planejamento estratégico com maior produtividade no trabalho das comissões”, diz Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp.
O novo formato permite ainda melhor coordenação entre a diretoria da Abrapp e as comissões técnicas. Luís Ricardo é o diretor responsável pelo acompanhamento dos coordenadores das comissões de Assuntos Jurídicos. “Durante o encontro do colégio de coordenadores fizemos uma apresentação do planejamento do triênio da Abrapp e todos os temas que envolvem aspectos jurídicos”, comenta o Diretor Presidente.
Foram elencados 9 ações técnicas durante o encontro, que foram distribuídas para as seis comissões técnicas regionais. “É importante ressaltar que o novo modelo tem o objetivo de fortalecer o trabalho das comissões regionais, além de alcançar maior coordenação com a diretoria executiva”, explica Luiz Fernando Brum, Secretário Executivo do colégio de Assuntos Jurídicos.
As 9 ações envolvem os seguintes temas jurídicos: criação de Agência Reguladora da Previdência Complementar; Novos Produtos; Plano Setorial da Abrapp; Projeto de Desburocratização; Projeto de Lei do Dia Nacional da Consciência Previdenciária; Lei do Apito; Propostas de Aperfeiçoamento do Ato Regular de Gestão; Decreto nº 4942/2003; e Resolução CGPC nº 13/2004.
Cada comissão de Assuntos Jurídicos ficou encarregada de trabalhar sobre uma ou duas ações e apresentar propostas na próxima reunião do colégio de coordenadores, marcada para o dia 7 de junho. Outro ponto discutido na reunião foram as sugestões de temas para o 12º Encontro Nacional de Advogados de EFPCs, previsto para o próximo mês de agosto.
Planos Previdenciários - Na reunião dos coordenadores das comissões de Planos Previdenciários também foi apresentado o Planejamento Estratégico da Abrapp, a exemplo do que vem ocorrendo em todos os encontros dos colegiados. “Com base no planejamento, elencamos os projetos e objetivos principais para este ano e distribuímos os temas para as comissões”, diz Liane Câmara Chacon, Diretora Executiva da Abrapp.
O colegiado definiu três eixos principais para o trabalho das comissões de Planos: novos produtos, desburocratização e o compartilhamento de riscos. Neste último tema, o trabalho da Conecta - Soluções Associativas aparece como um importante instrumento para viabilizar soluções para as entidades fechadas.
Demais reuniões - Até agora, já foram realizadas reuniões dos colégios de coordenadores da comissões de Governança e Riscos (12/03), Tecnologia da Informação (13/03), Estratégia e Criação de Valor (14/03), além das duas citadas anteriormente. Completam o calendário de encontros os colégios de Contabilidade (4/04) e Investimentos (4/04).
Fonte: Acontece Abrapp, em 29.03.2018.