Por Jorge Wahl
O Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, que se encontra em audiência pública junto às nossas associadas e assim permanecerá até 3 de agosto, ganhou um vídeo para auxiliar em sua divulgação, particularmente quanto ao seu significado e operação. Imagens, conceitos claramente explicados e o detalhamento dos aspectos mais importantes fazem toda a diferença.
No link a seguir o leitor encontra informações sobre o processo de audiência pública e o vídeo “Entenda em Poucos Minutos o Projeto: Estrutura, funcionamento e Obrigações do Código”, além da minuta em si. http://www.abrapp.org.br/Paginas/codigo-autorregulacao.aspx
O Diretor do Sindapp e Coordenador da Comissão Mista de Autorregulação, José Luiz Taborda Rauen, destaca a construção “republicana” da minuta do primeiro código de autorregulação, no sentido de que tal iniciativa contou com a participação efetiva de representantes de entidades de diferentes tipos e portes, das Comissões Técnicas Nacionais de Investimentos e de Governança da Abrapp e do órgão de supervisão.
Assim, como esse é um Código construído a partir da mais ampla participação do quadro associativo, o que Rauen definiu como um autêntico passo a passo de baixo para cima, a opinião das associadas não poderia faltar nessa fase quase final do processo. Até o início de agosto, portanto, as entidades poderão enviar suas sugestões, que serão analisadas e consolidadas para posterior encaminhamento à Assembleia Geral Extraordinária, prevista para 18 de agosto próximo.
A adesão à autorregulação será voluntária, e não incorrerá em custos para as entidades associadas da Abrapp e do Sindapp, esclarece Rauen.
O projeto de autorregulação é uma ferramenta que atuará preventivamente para a proteção dos atos regulares, destaca o Diretor de Promoção da Ética do Sindicato, Carlos Alberto Pereira.
Fonte: Abrapp, em 14.07.2016.