Enquanto a plataforma eletrônica para o Selo de Autorregulação está na fase final de testes, o Código de Governança de Investimentos da Abrapp, Sindapp e ICSS continua ampliando as adesões das entidades fechadas. O total de adesões já soma 46 entidades e uma das mais recentes foi da Odebrecht Previdência. “A Autorregulação é uma evolução do conjunto do sistema e a Abrapp fez um excelente trabalho de articular e viabilizar o desenvolvimento do Código em Governança de Investimentos”, diz Gustavo Liberali, Diretor de Investimentos da Odebrecht Previdência.
O profissional foi contratado pela entidade no mês passado e assumiu o cargo com a missão de aperfeiçoar ainda mais a governança da área de investimentos. “A ênfase agora é assegurar e demonstrar como isso contribui para a governança de investimentos”, comenta. O Diretor explica que um dos principais desafios será revisar todas as normas internas para assegurar um perfeito alinhamento e clareza no atendimento dos requisitos do Código. “Isto abrange desde o Regimento Interno, passando pela Política de Investimento, e também a matriz de alçadas, manual de seleção de gestores, entre outros”, explica Gustavo.
Em seguida, o desafio será documentar de maneira aprofundada e didática o embasamento do modelo de fixação dos limites prudenciais, o que remete à alocação estratégica dos recursos garantidores. Com experiência na área de compliance e consultoria de risco, o novo Diretor de Investimentos conta que o desafio é ainda maior devido à estrutura enxuta da entidade, mas que nem por isso, deixa de manter uma gestão robusta com funções bem segregadas. A Odebrecht Previdência pretende se inscrever mais adiante para a obtenção do Selo de Autorregulação (clique aqui para ler matéria).
ISO 9001 - Não é apenas na área de investimentos que a entidade tem avançado no aperfeiçoamento da governança. Outro exemplo de iniciativa neste sentido, é a obtenção da certificação ISO 9001-2015, que está em andamento. “É uma certificação de processos para verificar a qualidade do pagamento de renda mensal, atendimento ao assistido, pagamentos oriundos do PGA, entre outros aspectos”, explica Cristiano Verardo, responsável pela Comunicação da entidade.
Outro avanço importante foi a transferência da função de Conformidade e Controles Internos (CCI) da equipe interna da entidade para o Conselho Fiscal. Com a mudança, foi possível aumentar a segregação de funções e a eficácia dos controles da entidade.
Confira a seguir a lista das 46 entidades que aderiram ao Código até o momento: Centrus, Faelba, Fundo Paraná, Indusprevi, Ecos, Ceres, Mutuoprev, Volkswagen Previdência Privada, Previ, Derminas, Sabesprev, Regius, Forluz, Economus, Sias, Mongeral, Previsc, Valia, Braslight, Eletros, Funcesp, OABPrev-SP, Celpos, Previg, Fundação Copel, Metrus, Fusesc, Viva Previdência, Casfam, Prhosper, Celos, Prece, Fachesf, Fusan, Previrb, OABPrev-PR, Basf Sociedade de Previdência Complementar, Petros, Nucleos, PreviBayer, Funpresp-JUD, Funcef e Odebrecht Previdência, HP Prev, Faceal e Elos.
Fonte: Acontece Abrapp, em 18.07.2018.