Por Jorge Wahl
Entidades líderes de mercado convidadas a se fazerem presentes no Conselho do Código de Autorregulação de Governança em Investimentos indicaram, nos últimos dias, os nomes de quem irá representá-las. Para a cadeira da Anbima irá o seu Superintendente de Supervisão de Mercados, Guilherme Benaderet, enquanto a do IBGC será ocupada por uma de suas conselheiras, Isabella Saboya, e a da BSM – BM&FBovespa Supervisão de Mercados por seu Superintendente de Análise e Estratégia, Marcelo Cavalcanti Deschamps D'Alvarenga, só faltando agora o nome da ABVCap, que já confirmou a sua participação.
Em outubro a Abrapp, Sindapp e ICSS já tinham indicado os seus presidentes para representá-los no Conselho, respectivamente José Ribeiro Pena Neto, Nélia Pozzi e Vitor Paulo Camargo Gonçalves.
Com o Conselho de seu primeiro Código já praticamente completo, a autorregulação avança. Outro sinal desse avanço é o fato de dias atrás várias entidades terem anunciado a sua adesão ao documento. É o caso da ECOS - Fundação de Seguridade Social, da INDUSPREVI - Sociedade de Previdência Privada do Rio Grande do Sul, da CENTRUS - Fundação Banco Central de Previdência Privada , da FAELBA - Fundação Coelba de Previdência Complementar e do Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada.
E não faltam informações para quem deseja estudar mais de perto a possibilidade de aderir. No endereço a seguir:
http://www.abrapp.org.br/Paginas/codigo-autorregulacao.aspx o interessado encontra o Código, o Manual de Adesão, o Modelo de Solicitação Padrão (termo de adesão) e vídeo onde são respondidas as perguntas mais frequentes nesse caso.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 11.11.2016.